Filme do Dia: Mademoiselle Dinamite (1933), Victor Fleming


Resultado de imagem para bombshell 1933 poster


Mademoiselle Dinamite (Bombshell, EUA, 1933). Direção: Victor Fleming. Rot. Adaptado: John Lee Mahin & Jules Furthman, baseado na peça de Caroline Francke & Mark Crane. Fotografia: Harold Rosson & Chester A. Lyons. Montagem: Margareth Booth. Dir. de arte: Merryl Pie. Figurinos: Adrian. Com: Jean Harlow, Lee Tracy, Frank Morgan, Franchot Tone, Pat O´Brien, Una Merkel, Ted Healy, Ivan Lebedeff, Louise Beavers, C. Aubrey Smith, Isabel Jewell.
Lola Burns (Harlow), assediada estrela de cinema, envolve-se sempre nas tramas produzidas por seu agente publicitário Hanlon (Tracy). Após o desfecho de seu caso com o Marquês di Pisa  (Lebedeff), tenta adotar um bebê. Sua adoção não é garantida, porém,  quando as senhoras do orfanato presenciam uma confusão na qual se atracam Hanlon e o Marquês, ambos ex-amantes de Lola, além de um batalhão de repórteres, seu pai  (Morgan) bêbado e seu irmão (Healy) com uma amante vulgar (Jewell). Burns parte para o deserto e lá desperta a paixão do almofadinha Gifford Middleton (Tone), filho de uma família conservadora e rica de Boston. Porém a chance de fugir do cinema pelo casamento com o filho de uma família aristocrática não se dá quando os pais de Lola são apresentados aos pais de Gifford e esses descobrem se tratar da estrela de cinema dos escândalos. Desesperada, Lola retorna para as filmagens e descobre que a família Middleton fora uma criação de Hanlon.


Comédia que serviu de veículo para Harlow no auge de sua meteórica carreira, antecipando as piadas e clichês das estrelas de cinema que  forjaram alguns dos filmes de Frank Tashlin duas décadas depois com Jayne Mansfield, visualmente mais criativos e  também irônicos com a própria sociedade americana. Aqui todas as ironias se voltam para o mundo do próprio cinema, que mesmo reivindicando suas virtudes diante do que de mais tradicional e sofisticado poderia existir na sociedade americana, uma família culta e endinheirada de Boston, somente tripudia em cima de si próprio, pois a família em questão é uma farsa criada pelo próprio mundo do cinema. São achados como esse que conseguem transcender um pouco a simplicidade de humor e situações que o transformam num produto típico da década de 30, que vem a ser a regra. É curioso perceber como já então se utiliza literalmente a expressão “produção independente” para mulheres que pretendem ter um filho sem precisar de um marido. O filme faz parte dessa tradição infindável de títulos que se detiveram sobre Hollywood para parodiá-la ou dramatizá-la.  O trecho do filme com Harlow e Clark Gable presente é de Para Amar e Ser Amada (1933), de Sam Wood. Fleming não teve direção creditada nessa produção. O célebre Irving Thalberg, como Harlow precocemente falecido,  foi o produtor executivo do filme. MGM. 96 minutos.

Comentários

  1. Ficou muito ruim de ler o texto desta postagem, Cid. A cor da letra praticamente se confunde com a do fundo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. não sei porque ficou dessa forma. tentei mudar, mas não consegui. vou tentar novamente quando tiver um tempinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar