Filme do Dia: Sobre Meninos e Lobos (2003), Clint Eastwood
Sobre Meninos e
Lobos (Mystic River, EUA, 2003). Direção: Clint Eastwood. Rot. Adaptado:
Brian Helgeland, baseado no romance de Dennis Lehane. Fotografia: Tom Stern.
Música: Clint Eastwood. Montagem: Joel Cox. Dir. de arte: Henry Bumstead & Jack G. Taylor Jr.
Cenografia: Richard C. Goddard. Figurinos: Deborah Hooper. Com: Sean Penn, Tim
Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden, Laura Linney, Kevin
Chapman, Tom Guiry, Spencer Treat Clark, Emmy Rossum.
Boston, Massachussets. Jimmy Markum
(Penn), de passado criminoso, tem sua vida completamente conturbada após o
assassinato de sua filha de 19 anos Katie (Rossum). Inconformado, jura vingança
e promete ao investigador Sean Devine (Bacon), um velho conhecido de infância,
que irá fazer justiça com as próprias mãos, se a Polícia não encontrar logo o
criminoso. As evidências recaem sobre o pacato, porém estranho, Dave Boyle (Robbins), casado com Celeste (Gay
Harden), próxima da família de Markum, já que ele chegou ensanguentado na mesma
noite do assassinato e também estivera no mesmo bar que Katie se encontrava.
Sean não acredita que Dave seja o assassino, principalmente após saber que a
arma pertencera ao pai de Brendan Harris (Guiry), namorado de Katie e com quem
ela planejava fugir para Las Vegas. Seu assistente Whitey Powers (Fishburne),
aposta que Dave seja o culpado, pois não conseguiu explicar de forma
convincente o motivo da ferida na mão. Tendo alguns ex-comparsas de crime em
uma investigação paralela à Polícia, Jimmy fica sabendo que Dave é o principal
suspeito, o que só vem a ser confirmado pela própria Celeste. Jimmy mata Dave,
apesar desse negar o crime, afirmando que na verdade matara um pedófilo que
encontrara no retorno do bar. No mesmo momento que Dave é morto, Brendan Harris
descobre que seu irmão surdo-mudo, Silent Harris (Clark), fora um dos
assassinos, juntamente com seu melhor amigo, pelo forte sentimento de possessão com relação ao irmão. Sean vai contar tudo a Jimmy, porém já é tarde demais. Na
parada da independência, todos os personagens se encontram.
Eastwood faz uma reatualização do
gênero noir, contando com as facilidades técnicas do cinema contemporâneo
e se aproximando de um realismo que os filmes originais já perseguiam. O
resultado final, com as reviravoltas típicas do gênero, é extremamente
limitado, tanto no que diz respeito aos elementos estéticos e dramatúrgicos
quanto no próprio plano ideológico. Os primeiros reproduzem a mesma estrutura
clássica, com direito as celebradas interpretações dos astros principais (e nesse quesito com um Sean Penn tão careteiro quanto seu antecessor De Niro e uma Marcia
Gay Harden praticamente repetindo a mesma cara de aflição ao longo de todo o
filme) e alguma dose de suspense efetivada pela montagem paralela. Por outro
lado, o filme acena para uma conivência do investigador, novamente de bem com
sua mulher, com a violência do protagonista,
como se a catarse geral o eximisse de provocar estragos ainda maiores para a
família de Jimmy, seguindo uma tradição que remonta aos heróis morais de John Ford, como No Tempo das Diligências
(1939). A certo momento, é feito uma referência rápida a Casablanca,
quando o assistente de Sean pede que ele acesse a gravação da denúncia
telefônica do crime à Polícia. Warner
Bros./Village Roadshow Pictures/NPV Ent./Malpaso Productions. 137 minutos.
Comentários
Postar um comentário