Filme do Dia: Quarto 666 (1982), Wim Wenders
Quarto 666 (Chambre 666, França/Al. Ocidental, 1982). Direção
e Concepção: Wim Wenders. Fotografia: Agnés Godard. Música: Jürgen Knieper.
Montagem: Chantal de Vismes.
Festival de Cannes, 1982. Num quarto de
hotel, muitos dos realizadores presentes ao evento foram convidados por Wenders
a gravar um depoimento sobre o futuro do cinema. Talvez o filme, dado os próprios
limites de seu formato, funcione melhor
como registro pontual, e em grande parte datado, de algumas preocupações de
realizadores dentre os mais renomados do cinema mundial do que propriamente
traga alguma conclusão ou visão geral mais abrangente sobre o que seja. Os depoentes, sentados em uma cadeira, gravam
seu áudio e voz para uma câmera fixa. Porém, até mesmo numa proposta tão
limitada em termos de estilo se pode perceber a beleza e o apuro da imagem
através tanto da fotografia quanto do enquadramento. Alguns cineastas tiram
partido de um dos meios mais discutidos nos depoimentos, a televisão, como
Godard (cujo depoimento, primeiro, prolonga-se por mais de um quarto do filme
no tom habitualmente obscuro que também impregnou seus filmes do período e
posteriores) que fala ao lado das imagens de uma partida de tênis. Outros, como
Herzog, desligam a TV. Uns poucos se demonstram mais reticentes quanto a
utilização das novas tecnologias que o vídeo começa a trazer para o cinema,
como é o caso de Ana Carolina, mas a maior parte se apresenta favorável a novas
experimentações, como é o caso mais evidente de Antonioni. Dentre um elenco de
nomes mais associados com um perfil mais autoral, como Fassbinder, que surge
aparentemente entediado em breve fala, há menos de um mês de sua morte, Chantal
Akerman ou mesmo Monte Hellman, torna-se diferenciada a presença de um nome
como Spielberg. Finaliza com a imagem do mesmo majestoso cedro que inicia, com
o áudio do depoimento de Yilmaz Güney, que não pode ir até o quarto, por se
encontrar ameaçado pelo governo turco e que acabaria ganhando a Palma de Ouro
do ano por seu Yol. Conta ainda com
depoimentos, dentre outros, de Susan Seidelman, Paul Morrisey, Robert Kramer,
Noël Simsolo e Romain Goupil. Antenne-2/Chris Sievernich Filmproduktion/Films
A2/Gray City/Wim Wenders Prod. 45 minutos.
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