CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

sexta-feira, 7 de março de 2014

Lot e Suas Filhas, c. 1496/99


Esta cena foi pintada no lado oposto da Madona com Criança, de Dührer. A história de Lot e suas filhas é oriunda do capítulo XIX do Gênesis. Em primeiro plano Lot e suas duas crianças são retratados fugindo da destruição de Sodoma e Gomorra, que entraram em erupção com explosões luminosas de fogo ao fundo.  A esposa de Lot se encontra visível acima à esquerda em segundo plano. Ela se transformou numa estátua de sal por desobedecer a ordem divina de olhar para trás na cena da retribuição.

Esta cena é importante para a lição moral a ser ensinada. Como a história de Noé e o Dilúvio, a de Lot e da desolação de Sodoma e Gomorra foi uma alegoria demonstrando o poder de Deus para salvar os justos.

Já que a combinação da história de Lot com a descrição da Virgem com a criança é extremamente pouco comum, a relação exata entre as duas imagens permanece desconhecida. Entretanto, podem ser compreendidas como dois exemplos do valor de uma única vida e da sutil graça  divina, particularmente se  a Madona com a Criança no lado inverso visava ser uma imagem devocional privada.

Texto: National Gallery of Art. Nova York: Thames & Hudson, 2005. pp.61.

Nenhum comentário:

Postar um comentário