Filme do Dia: Amores Brutos (2000), Alejandro González Iñarritu
Amores Brutos (Amores Perros, México, 2000). Direção: Alejandro González Iñárritu. Rot. Original: Guillermo Arriaga.
Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Gustavo Santaolalla. Montagem: Luis Carballar, Alejandro González
Iñarritu & Fernando Pérez Unda. Dir. de arte: Brigitte Broch & Melo
Hinojosa. Cenografia: Melo Hinojosa & Julieta Álvarez. Figurinos: Gabriela
Diaque. Com: Emilio Echevarría, Gael García Bernal, Goya Toledo, Álvaro
Guerrero, Vanessa Bauche, Jorge Salinas, Marco Pérez, Rodrigo Murray, Humberto
Busto, Gerardo Campbell, Gustavo Sánchez Parra.
Octavio (Bernal) é
apaixonado pela esposa do irmão, Ramiro (Pérez), Susana (Bauche). Por ela, se
aventura a entrar no perigo mundo das rinhas de cães, onde torna-se rival de
Jarocho (Parra). Constantamente convidando a cunhada, com quem mantém um caso,
para fugir com ele, acaba lhe entregando praticamente todo o dinheiro que passa
a ganhar com seu cachorro. Para seu desespero, na última luta que programa para
seu cão, este recebe um tiro de Jarocho. Revoltado, Octavio o atinge com uma
faca e foge. Na fuga acaba batendo o carro e afetando a vida da jovem e
promissora modelo espanhola Valeria (Toledo). Praticamente iniciando uma vida
em comum com Daniel (Guerrero), o acidente será um divisor de águas no
relacionamento do casal, que apenas é acentuado pelo desaparecimento do cão de
estimação de Valeria em um rombo no assoalho do apartamento. Atormentada com a
situação, Valeria tenta o suicídio e acaba tendo que amputar a perna, enquanto
Daniel, revoltado, consegue encontrar o cachorro. No momento do acidente, quem
levou o cachorro de Octavio para casa, assiim como todo o dinheiro que esse
portava foi o ex-guerrilheiro hoje miserável El Chivo (Echevarría),
traumatizado por ter abandonado a filha e que ganha a vida cometendo crimes
para os outros. Uma noite, ao chegar em casa acaba descobrindo que o cão de
Octavio trucidara todos os quatro cachorros que o acompanhavam pelas ruas da Cidade
do México. Com a encomenda de assassinar um sócio que acaba descobrindo ser
meio-irmão do mandante do crime, Chivo captura os dois e deixa-os entregues a sua própria
sorte. Octavio espera em vão pela presença de Susana que, após a morte do marido,
nem por um segundo pensa em unir-se ao cunhado. Após mudar completamente seu
visual desleixado, Chivo deixa uma mensagem na secretaria eletrônica da filha e
todo o dinheiro que possui e parte com o cachorro.
Mesmo que
excessivamente influenciado pela estética da violência dos filmes de Tarantino,
tanto em termos de conteúdo como na forma que elabora a montagem (entremeando a
história sob as perspectivas diversas das três linhas narrativas), o filme
consegue ser um digno representante de um cinema comercial de qualidade, ao
mesmo tempo aproximando-se de pretensões mais artísticas, tal e qual seu
contemporâneo-conterrâneo E Tua Mãe
Também, que também conta com o auxílio do talento de García Bernal.
Enquanto o universo de traição, amoralidade e exarcebarção gráfica da
violência, típicos de Tarantino, são ressaltados na história de Octavio e do
irmão (sendo, em menor medida, o combustível para a história de Chivo), o
desaparecimento do cachorro no próprio apartamento de Valeria, aponta para um nonsense, de colorações kafkanianas, que
se situa entre o riso e o terror, igualmente típicas do universo de Tarantino.
O momento de ruptura por excelência do filme, é quando passa a acompanhar a
trajetória de Valéria após o acidente e não a de Octavio como era de se
esperar. Trata-se de uma mudança brusca que não deixa de gerar dívidas ao ritmo
anterior do filme. Sua “ousadia”, ao final das contas, acaba sendo plenamente
recompensada por um filme que evoca igualmente Os Matadores, produção brasileira que, apesar de igualmente
influenciada pela estética de Tarantino, não deixa que ela sufoque por completo
certas peculidaridades da identidade nacional. Ainda assim trata-se de um filme
mais maduro que o de Brant, já que possibilita uma leitura metáforica que
transcende as meras histórias narradas. A rivalidade entre irmãos, um dos temas
básicos da história de Octavio, acaba repetindo-se no episódio de Chivo. Quanto
aos cachorros, que são o principal elo de união entre as três histórias,
dificilmente pode-se admitir que não foram vítimas de maus-tratos em algumas
seqüências. Altavista Films/Zeta Film. 153 minutos.
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