Postagens

The Film Handbook#116: Luchino Visconti

Imagem
Luchino Visconti Nascimento: 02/11/1906, Milão, Itália Morte: 17/03/1976, Roma, Itália Carreira (como diretor): 1942-1976 U m aristocrata marxista, o Conde Don Luchino Visconti di Morone foi amplamente aclamado tanto por seu realismo quanto pelo tom vagamente político de seus primeiros filmes, e a suntuosidade operística de seus dramas históricos posteriores. Ao longo de sua carreira, no entanto, o estilo dominou o conteúdo; muito frequentemente, o resultado foi um melodrama decorativo e vulgar, disfarçado como arte solene e socialmente significativa. Nascido de uma das famílias mais importantes da aristocracia italianas, o jovem Visconti, após o serviço militar, desenvolveu seu interesse por arte e cavalos. Tendo trabalhado no teatro como cenógrafo, ele também serviu como figurinista e assistente de direção para Renoir , antes de realizar sua estreia em 1942 com Obsessão / Ossessione > 1 . Baseado em The Postman Always Rings Twice , de James M.Cain, sua história sobre um r

Filme do Dia: Arte de Viver (1992), Ang Lee

Imagem
A rte de Viver ( Tui Shou , Taiwan, 1992). Direção: Ang Lee. Rot. Original: Ang Lee & James Schamus. Fotografia: Lin Jong. Música: Qu Xiao-Song. Montagem: Tim Sqyres. Dir. de arte: Scott Bradley & Michael Shaw. Figurinos: Elizabeth Jenyon. Com: Sihung Lung, Bo Z. Wang, Deb Snyder, Haan Lee, Lai Wang, James Lou, Audrey Haight, Yin Liang. Tentando fixar residência nos EUA há apenas um mês, o Sr. Chu (Lihung) provoca uma reviravolta na vida de seu filho Alex (Bo Z. Wang). A esposa de Alex, Martha (Snyder), não consegue se comunicar ou compreender as ações do genro e sua presença constante na casa onde vivem provoca o que ela alega ser um bloqueio na escrita de seu segundo romance. O crescente conflito entre as visões de mundo de Martha e Mestre Chu, professor de Tai-Chi-Chuan, inclusive em como tratar o filho do casal, Jeremy (Lee), fazem com que Mestre Chu abandone na surdina a residência e tente morar por conta própria, tornando-se lavador de pratos em um restaurante de

Filme do Dia: Império dos Sonhos (2006), David Lynch

Imagem
Império dos Sonhos ( Inland Empire , EUA/França/Polônia, 2006). Direção, Rot. Original, Fotografia e Montagem: David Lynch. Dir. de arte: Christina Ann Wilson, Christine Wilson & Wojciech Wolniak. Cenografia: Melanie Rein. Figurinos: Karen Baird & Heidi Bivens. Com: Laura Dern, Justin Theroux, Jeremy Irons , Harry Dean Stanton, Grace Zabriskie,   Diane Ladd, William H. Macy, Julia Ormond. Nikki Grace (Dern) recebe uma proposta de atuar em um filme ao lado de Devon Berk (Theroux) como sendo provável reaquecimento em sua carreira. Trata-se de uma refilmagem de uma produção polonesa nunca concluída que se afirma ter sido vítima de uma maldição que levou ao assassinato dos dois atores principais. A partir do momento em que recebe a visita (ou a visita da mesma já é um fruto de sua alucinação?) de uma estranha senhora (Zabriskie), Nikki passa a vivenciar uma realidade paralela. É curioso o modo como Lynch se dirige até um terço de sua longa narrativa centrado de forma pre

Filme do Dia: Mãe Só Há Uma (2016), Anna Muylaert

Imagem
Mãe Só Há Uma (Brasil, 2016). Direção e Rot. Original: Anna Muylaert. Fotografia: Barbara Alvareza. Música: Berna Ceppas. Montagem: Helio Villela.   Dir. de arte: Thales Junqueira. Figurinos: Diogo Costa. Com: Naomi Nero, Daniel Botelho, Daniela Nefussi, Matheus Nachtergaele, Laís Dias, Luciana Paes, Helena Albergaria, Luciano Bortoluzzi. Pierre (Nero), 17 anos, é um adolescente como tantos outros. Vive com sua mãe Aracy (Nefussi) e a irmã Jaqueline (Dias), em um ambiente de classe média baixa. Cultua um visual andrógino, ainda que seja tirando selfies no banheiro e faz parte de uma banda de rock de garagem.   Certo dia, seu mundo e da sua família como um todo sofrem uma reviravolta. Sua mãe é presa, acusada de tê-lo roubado na maternidade, assim como sua irmã. E seu nome original é Felipe. Sua mãe e pai biológicos, de classe social privilegiada, Glória (Nefussi) e Matheus (Nachtergaele), assim como Joca (Botelho),  seu irmão pré-adolescente tem um primeiro – e tenso – encont

Filme do Dia: Filhas do Vento (2004), Joel Zito Araújo

Imagem
F ilhas do Vento (Brasil, 2004). Direção: Joel Zito Araújo. Rot. Original: Joel Zito Araújo & Di Moretti. Fotografia: Jacob Solitrenick. Música: Marcus Viana. Montagem: Isabel Monteiro de Castro. Dir. de arte: Andréa Velloso.  Com: Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Thaís Araújo, Maria Ceiça, Danielle Ornelas, Rocco Pitanga, Jonas Bloch, Mônica Freitas, Zózimo Bobul. Num pequeno vilarejo de Minas Gerais, Cida (Araújo) e Ju (Freitas) não mais se falam depois que uma delas foi falsamente acusada pelo pai (Gonçalves) de se encontrar furtivamente com o noivo da irmã, Marquinhos (Pitanga). Trata-se do empurrão final para que Cida tente e consiga ser vitoriosa na sua carreira de atriz, retornando a cidade com a morte do pai somente para se deparar com alguns conflitos e fantasmas do passado, entre eles a sua inimizada com a irmã (Garcia), assim como a revolta da filha (Ceiça). O que poderia se prestar como um belo tributo a duas veteranas e pioneiras atrizes negras br

Filme do Dia: Para Sempre Alice (2014), Richard Glatzer & Wash Westmoreland

Imagem
P ara Sempre Alice ( Still Alice , EUA, 2014). Direção: Richard Glatzer & Wash Westmoreland. Rot. Adaptado: Richard Glatzer & Wash Westmoreland, a partir do romance de Lisa Genova. Fotografia: Denis Lenoir. Música: Ilan Eshkeri. Montagem: Nicolas Chaudeurge. Dir. de arte: Tommaso Ortino. Cenografia: Susan Perlman. Com: Julianne Moore, Alec Baldwin, Kristen Stewart, Shena McRae, Hunter Parrish, Seth Gilliam, Stephen Kunken. A Dra. Alice Howland (Moore), brilhante professora e pesquisadora na área de neurolinguística na Universidade de Columbia subitamente passa a se sentir estranha e é diagnosticada com Alzheimer. Como ela tem pouco mais de 50 anos, ela e o esposo John (Baldwin) decide   contar tudo aos filhos, pois sabem da enorme possibilidade, em termos de transmissão genética. Tom (Parrish) não possui o gene, já Anna (Bosworth) o possui e Lydia (Stewart), a caçula, prefere não fazê-lo. A situação se deteriora em pouco tempo. Alice é afastada da universidade

Filme do Dia: New Black Diamond Express (1900), James H.White

Imagem
N ew Black Diamond Express (EUA, 1900).Direção: James H.White. Provavelmente essa produção já seguia motivos muito similares da primeira, com título similar, produzida quatro anos antes, pelo que se confere das informações de catálogo. Chama a atenção, no entanto, o quanto os trabalhadores que aparentemente fixam as dormentes e tão próximos da câmera se encontram são secundados muito ao longe pelo referido trem fazendo a curva ao fundo. A rapidez com que se aproxima do grupo em primeiro plano era provavelmente o motivo a ser destacado. Dois homens, vestidos em trajes mais formais acenam seus lenços brancos quando a proximidade se torna ainda maior e os operários saem dos trilhos para a passagem do trem, com vários passageiros acenando com seus lenços igualmente de dentro. Mesmo não tendo o charme   pioneiro do seu mais famoso contraparte francês L´Arrivée d´un Train à La Ciotat , de alguns anos antes existe aqui uma dimensão épica, de desbravamento de fronteiras e pioneirismo co

Filme do Dia: Grilhões do Passado (1955), Orson Welles

Imagem
G rilhões do Passado ( Mr. Arkadin , Espanha/EUA, 1955). Direção: Orson Welles. Rot. Original: Orson Welles, baseado em seu próprio romance. Fotografia: Jean Bourgoin. Música: Paul Misraki. Montagem: Renzo Lucidi, William Morton & Orson Welles. Com: Robert Arden, Patricia Medina, Orson Welles, Paola Mori, Katina Paxinou, Michael Redgrave , Akim Tamiroff , Grégoire Aslan, Mischa Auer, Peter van Eyck, Suzanne Flon, Frédéric O'Brady, Terence Longdon, Manuel Requena.                Guy Van Stratten (Arden) e sua garota Mily (Medina) presenciam o assassinato de Bracco (Aslan). Quando este se encontra próximo da morte ele afirma para Stratten que ganhará muito dinheiro com a informação que lhe dará. Porém, com a chegada da polícia ao local, Mily é quem ouve os dois nomes que pronuncia, lembrando-se apenas de um: Arkadin. Na pista do misterioso Arkadin, milionário que vive dando festas em um castelo espanhol, e vigia todos os passos da filha Raina (Mori), afastando-a dos a

The Film Handbook#115: Peter Bogdanovich

Imagem
Peter Bogdanovich Nascimento: 30/07/1939, Kingston, Nova York Carreira (como diretor): 1967- E m seu entusiasmo pelo cinema clássico americano, Peter Bogdanovich foi um dos primeiros jovens diretores cinéfilos a tomarem Hollywood de forma visceral nos anos 70. Ele difere de seus sucessores, no entanto, tanto em sua falta de interesse em técnicas extravagantes, assim como na sua crescente inabilidade em conquistar um grande público. Filho de um pintor iuguslavo, o interesse inicial de Bogdanovich pelo cinema e pelo teatro o levou a carreira de ator, diretor de teatro off-Broadway e crítico de cinema. Tendo escrito livros sobre Welles ,   Hawks , Hitchcock , Lang , Ford e Dwan , passou então a trabalhar para Corman  na American International Pictures. Uma chance para dirigir surgiu quando Corman ofereceu  Boris Karloff, um cronograma de filmagem de duas semanas e película proveniente de seu filme Sombras do Terror / The Terror . O resultado, Na Mira da Morte / Targets > 1  f

Filme do Dia: Permanent Residence (2009), Scud

Imagem
P ermanent Residence ( Yong Jiu Ji Liu , Hong Kong, 2009). Direção e Rot. Original: Scud. Fotografia: Herman Yau. Música: Teddy Robin Kwan. Montagem: Kwok-Wing Leung. Dir. de arte: Ron Heung. Com: Sean Li, Osman Hung, Jackie Chow, Yu Hong Lau, Zi Li Wei, Woon Ling Hau, Yui Yu Chung, Hoi Kai Luk. Após um passado pobre, em que foi criado e amado mais pela avó que propriamente por sua mãe, Ivan (Li) parte da província para Hong Kong, tornando-se um bem sucedido no ramo da tecnologia em jogos. Um dia, em um programa de entrevistas é indagado de supetão pelo outro entrevistado, Josh (Chow) se ele é gay. Confuso com a pergunta inesperada, ele tergiversa. Pouco depois conhece numa sauna, Windson (Hung), jovem por quem se sente atraído mas que, ao perceber seu encanto por ele, afirma ser hétero. Ivan reencontra Josh em um bar gay e eles fazem sexo e mantém uma proximidade, porém ele continua obcecado por Windson, que não resiste aos encontros e a proximidade de Ivan, semp

Filme do Dia: O Grande Momento (1958), Roberto Santos

Imagem
O Grande Momento (Brasil, 1958). Direção: Roberto Santos. Rot. Original: Roberto Santos sobre o argumento de Norberto Nath. Fotografia: Hélio Silva. Música: Alexandre Gnatalli sobre tema de Zé Ketti. Montagem: João de Alencar. Dir. de arte: Norberto Nath. Com: Gianfrancesco Guarnieri, Myriam Pérsia, Vera Gertel, Jaime Barcellos, Paulo Goulart, Turíbio Ruiz, Norah Fontes, Angelito Mello.               Zeca (Guarnieri) é um jovem que sofre com as dificuldades financeiras da família para que sua festa de casamento com Ângela (Pérsia) seja bem sucedida. Para tanto, ele surrupia umas economias do pai, vai atrás do dinheiro de um trabalho que havia realizado para um circo e chega mesmo a vender sua bicicleta, um dos objetos que mais aprecia. Só assim consegue comprar todos os comensais para a festa e pagar o aluguel do terno. A festa, inicialmente bem sucedida, transforma-se numa imensa baderna quando Zeca sai a procura do amigo Vitório (Goulart), que havia ficado de pagar o restan

Filme do Dia: Passaic Falls, New Jersey (1896), James H.White

Imagem
P assaic Falls, New Jersey (EUA, 1896). Direção: James H. White. Plano fixo que destaca a monumentalidade das cachoeiras e com uma ponte que cruza próximo das mesmas em primeiro plano. Se por um lado as maravilhas do mundo moderno atraíam as lentes dos cinegrafistas e as maravilhas da natureza por outro, aqui a proeminência dada a ponte na imagem possui seu que de ambíguo, pois o cinegrafista poderia ter escolhido outro ângulo que não a destacasse, mas sim as próprias quedas d’água. Esse marco da presença humana em meio à natureza, no entanto, é incorporado de forma algo discreta, quase como um detalha a mais a realçar a beleza do “quadro”, e para que isso aconteça sem maiores impedimentos, a ponte se encontra deserta de transeunte ou qualquer veículo (provavelmente ferroviário) que fizesse uso dela, acentuando o tom bucólico como um todo. Sensação que só veio a ser perturbada pela inconstância da imagem, agravada com o tempo, provocando uma sensação semelhante a de um tremor

Filme do Dia: Tráfico (1998), João Botelho

Imagem
T ráfico (Portugal/França/Dinamarca, 1998). Direção e Rot. Original: João Botelho. Fotografia: Olivier Guenéau. Montagem: Rudolfo Wudeles. Dir. de arte: João Botelho & Fernanda Morais. Figurinos: Alexandra Barata & Paula Ribas. Com: Rita Blanco, Adriano Luz, Branca de Camargo, João Perry, Alexandra Lencastre, Canto e Castro, Paulo Bragança, Fernando Cabral Martins, Vladimir Rechtilov, Maria João Luís, Dalila Carmo, Arthur Ramos, São José Lapa, Laura Soveral.  Sem possuir propriamente uma linha narrativa, o filme apresenta situações geralmente absurdas, numa linha evocativa do surrealismo buñueliano, mas igualmente de Godard e quiçá até de um Sérgio Bianchi , em relação a um comentário sobre a sociedade portuguesa, embora aqui de forma infinitamente mais simbólica, anti-realista e oblíqua que em Bianchi. Existe, por exemplo, num dos esboços de narrativa mais bem delimitados, um casal (Blanco e Luz) cujo filho descobre drogas enterradas na praia em que passam veraneio e,

Clarice Lispector#Obsessão

É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir, porque se a experiência é sublime pode tornar-se igualmente perigosa. Aprenda a encantar e a desencantar. Observe, estou lhe ensinando qualquer coisa de precioso: a mágica oposta ao "abra-te, Sésamo". Para que um sentimento perca o perfume e deixe de intoxicar-nos, nada há de melhor que expô-lo ao sol. (Clarice Lispector, Obsessão )

Filme do Dia: King Kong (1933), Merian C. Cooper & Ernest B.Schoedsack

Imagem
K ing Kong (EUA, 1933). Direção: Merian C. Cooper & Ernst B. Schoedsack. Rot. Original: James Ashmore Creelman & Ruth Rose sob o argumento de Merian C. Cooper & Edgar Wallace. Fotografia: Edward Linden, J.O.Taylor & Vernon L. Walker. Música: Max Steiner. Montagem: Ted Cheesman. Dir. de arte: Carrol Clark, Alfred Herman & Van Nest  Polglase. Cenografia: Thomas Little & Ray Moyer. Figurinos: Ethel Beach & Tommy Clark. Com: Fay Wray, Robert Armstrong, Bruce Cabot, Frank Reicher, Sam Hardy, Noble Johnson, Steve Clemente, James Flavin. O cineasta e explorador Carl Denham (Armstrong) procura uma garota para estrelar sua próxima aventura nos mares do sul. Sem conseguir nada com seus agentes, ele próprio sai a procura, encontrando a frágil e esfomeada Ann Darrow (Wray). Juntos a uma numerosa tripulação eles partem. Ann tem um envolvimento afetivo com Jack Driscoll (Cabot). Na primeira investigação na ilha que encontram revela a presença de nativos que realiza

Filme do Dia: Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (2013), Ethan Coen & Joel Coen

Imagem
I nside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum ( Inside Llewyn Davis , EUA/Reino Unido/França, 2013). Direção   Rot. Original e Montagem: Ethan Coen & Joel Coen. Fotografia: Bruno Delbonnel. Dir. de arte: Jess Gonchor & Deborah Jensen. Cenografia: Susan Bode. Figurinos: Mary Zophres. Com: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, Ethan Phillips, Robin Bartlett, Max Casella, Jerry Grayson, Jeanine Serralles, John Goodman, Garrett Hedlund, F. Murray Abraham. 1961. Llewyn Davis (Isaac) está tentando se firmar, sem grande sucesso, na cena folk nova-iorquina. Ele se apresenta em um clube do gênero, busca dormida na casa de vários amigos e da irmã, Joy (Serralles), tenta arrancar algum trocado do arrecadador de direitos Mel Novikoff (Grayson), sabe que talvez seja o pai do filho de uma cantora folk que começa a fazer sucesso, Jean (Mulligan), viaja para Chicago com o excêntrico Roland Turner (Goodman) e seu motorista ou valete como Turner o chama, Johnny Five (Hedlund

Filme do Dia: Lula, o Filho do Brasil (2009), Fábio Barreto & Marcelo Santiago

Imagem
L ula, o Filho do Brasil (Brasil, 2009). Direção: Fábio Barreto & Marcelo Santiago. Rot. Adaptado: Fernando Bonassi, Denise Paraná e Daniel Tendler, a partir do livro homônimo de Denise Paraná. Fotografia: Gustavo Hadba. Música: Antônio Pinto & Jacques Morelembaun. Montagem: Letícia Giffoni. Dir. de arte: Clóvis Bueno. Figurinos: Cristina Camargo. Com: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Juliana Baroni, Cléo Pires, Sóstenes Vidal, Lucélia Santos, Marcos Cesana, Milhem Cortaz, Antonio Pitanga. Início dos anos 50. Lula, sua mãe (Pires) e diversos irmãos partem do sofrido sertão pernambucano para Santos. Lá, um pai (Cortaz), alcoólatra que espanca os filhos diante da professora (Santos), torna-se um dos motivos para que a mãe decida criar os filhos sozinha. Insistindo na educação dos filhos, principalmente de Lula, que a professora já havia avaliado como promissor, a mãe se emociona em ver o filho ganhando o seu primeiro diploma como técnico e ingressar no mercado

The Film Handbook#114: Erich von Stroheim

Imagem
Erich von Stroheim Nascimento: 22/09/1885, Viena, Áustria Morte: 12/05/1957, Paris, França Carreira (como diretor): 1918-1933 M esmo apesar do pouco que sobreviveu dos filmes de Erich Oswald Stroheim hoje existir na forma que ele originalmente pretendeu, ainda se torna imediatamente evidente que ele foi um dos melhores diretores da era muda. Uma perfeccionista obsessivo cujas extravagâncias repetidamente o levaram a entrar em conflito com os produtores, ele foi uma figura crucial tanto no desenvolvimento do naturalismo cinematográfico quanto um moralista soberbamente cínico, cuja insistência na sordidez da luxúria, avareza e hipocrisia (sobretudo entre os ricos desocupados) pode também ter contribuído para o fim de sua carreira como realizador. A despeito de suas pretensões posteriores de ter sido proveniente de um meio aristocrático e militar, Stroheim nasceu numa família de comerciantes judeus de classe média em Viena. Emigrando para a América por volta dos 20 anos, ele pas