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Artigo sobre Carmen Miranda

Rainha da música brasileira nos anos 30 e figura controversa por conta da sua atuação no show biz americano, Carmen Miranda chega amanhã ao centenário com herança reavaliada Com exceção de duas músicas, o choro Tico-Tico no Fubá, conhecido há anos e tocado em outro estilo pelos pianistas de New Orleans, e o samba-exaltação Aquarela do Brasil, gravado à beça no exterior com o título de Brazil, tudo o que se sabia sobre a música brasileira no resto do mundo até a chegada da bossa nova resumia-se a dois nomes próprios: Carmen e Miranda. Afora isso, nada mais. De 1940 a 1962. Especial de Carmen Miranda Carmen havia brilhado no Brasil como nenhuma outra cantora durante a década de 1930, a chamada Época de Ouro da música popular brasileira. A entrada em cena foi rápida e retumbante; seu terceiro disco - a marchinha que seria celebrizada como Taí - abriu as portas do sucesso para si e para a gravadora Victor, então no segundo ano de atividades no Brasil. Era inevitável que se tornasse a pri

The 10 best American poems

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The list could go on and on, but these are the poems that seem to me to have left the deepest mark on US literature – and me 1 mail Engraving of Walt Whitman by George C Cox. Image: Bettmann/Corbis For whatever reason, I woke up today with a list of the 10 greatest American poems in my head that had been accumulating through the night. Every list is subjective, and of course the use of "greatest" even more so - but these are not just "favorite" poems. I've been thinking about American  poetry  - and teaching it to university students - for nearly 40 years, and these are the 10 poems that, in my own reading life, have seemed the most durable; poems that shifted the course of poetry in the United States, as well as poems that I look forward to teaching every year because they represent something indelible. The list could go on and on, of course. I deeply regret leaving off Roethke's "The Lost Son", Adrienne Rich's "

Filme do Dia: A Floresta Encantada (1986), Milan Blazekovic & Doro Vlado Hreljanovic

Floresta Encantada ( The Elm Chanted Forrest , Iuguslávia/EUA, 1986). Direção: Milan Blazekovic & Doro Vlado Hreljanovic. Rot. Original: Fred P. Sharkey & Suncana Skrinjaric. Fotografia: Ernest Gregl. Música: Dennis Leogrande. Montagem: Zlata Reic. O pintor Peter adormece junto a uma árvore encantada e consegue compreender todos os animais da floresta. Eles vivenciam um período de terror provocado pelo Imperador das Forças do Mal, que faz de tudo para destruir a floresta, primeiro através do fogo, após a partir de uma enchurrada. Com o auxílio de seus novos amigos Peter, que passa a ter poderes mágicos, consegue produzir uma poção que transforma o imperador num bondoso rei e traz de volta a felicidade para a floresta. Não deixa de ser desapontador, mesmo em se tratando de uma animação voltada para o universo infantil  e para um público amplo, observar que esse, que é o primeiro longa produzido na então Iugoslávia, nada deve a toda uma rica tradição de animação em curta-met
If you’re not working for Brezhnev Studio-Mosfilm, you are working for Nixon-Paramount. … You forget that this same master has been ordering the same film for fifty years. Vento do Leste (Citado por David Bordwell, The Classical Hollywood Cinema )

Aracy de Almeida - Não me diga adeus (1947)

CAROLE LOMBARD 16mm CRASH FOOTAGE

DIANA ROSS ~ DO YOU KNOW WHERE YOU'RE GOING TO (VINYL)

Acordei com esse clássico brega na cabeça...

Filme do Dia: Romance (1988), Sérgio Bianchi

Romance (Brasil, 1988). Direção: Sérgio Bianchi. Rot. Original: Caio Fernando Abreu, Fernando Coni Campos, Mário Carneiro, Cláudia Maradel, Cristina Santeiro & Suzana Semedo, sob o argumento de Sérgio Bianchi & Eduardo Albuquerque. Fotografia: Marcelo Coutinho, Adrian Cooper, Aloysio Raulino e Paulo Mendes da Rocha. Montagem: Marília Alvim. Dir. de arte: Ruth Alvin & Bronie Lozneaunu. Figurinos: Ruth Levy. Com: Imara Reis,  Hugo Della Santa, Cristina Mutarelli, Isa Kopelman, Rodrigo Santiago, Beatriz Segall, Emílio Di Biasi, Elke Maravilha. Regina (Reis) se torna uma obsessiva pesquisadora da obra do recentemente falecido intelectual Antônio César (Santiago), morto misteriorsamente. A pesquisa a leva a Curitiba, onde César morava quando morreu e as pressões de um corrupto político (Mamberti), que provoca um pequeno atentado contra Regina. Enquanto isso, amigos próximos de César vivenciam seu drama de forma desesperada. Fernanda  (Kopelman), ex-amante e o homessexual com
Hollywood is a place you can’t geographically define. We don’t really know where it is. John Ford
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Frank Sinatra & Tommy Dorsey - Stardust

O Feitiço da Ficção

Macondo correu o mundo com Cem Anos de Solidão, mas o povoado mítico surgiu antes, em pelo menos uma novela e um conto de García Márquez. Na verdade, Macondo já existia em estado latente na imaginação e nas fantasias do jovem Gabo, que levou muitos anos para armar e escrever o romance latino-americano mais lido de todos os tempos. Em livros anteriores, principalmente nos relatos Ninguém Escreve ao Coronel e O Veneno da Madrugada (La Mala Hora), é visível a influência de Hemingway no modo objetivo e relativamente simples de narrar uma ficção a partir de uma experiência pessoal. Mas em Cem Anos de Solidão, Márquez amplia e aprofunda os temas e motivos de toda a sua obra anterior, e o resultado disso é um romance de grande envergadura social, política e histórica. Nele, há várias camadas históricas e simbólicas que dizem muito sobre a América Latina, com seus dilúvios e catástrofes políticas durante um tempo longo de tragédias cíclicas, que abarca a fundação mítica de Macondo na época

Led Zeppelin - Boogie with Stu

Filme do Dia: Em Nome da Lei (1949), Pietro Germi

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E m Nome da Lei ( In Nome della Legge , Itália, 1949). Direção: Pietro Germi. Rot. Adaptado: Mario Monicelli, Federico Fellini , Tullio Pinelli, Guiseppe Mangione & Pietro Germi, a partir do romance Piccola Pretura , de Guiseppe Lo Schiavo. Fotografia: Leonida Barboni. Música: Carlo Rustichelli. Montagem: Rolando Benedettti. Dir. de arte: Gino Morici. Com: Massimo Girotti, Jone Salinas, Camilo Mastrocinque, Charles Vanel, Saro Urzi, Turi Pandolfini, Umberto Spadaro, Sara Arcidiacono, Bernardo Indelicato, Nadia Niver, Ignazio Balsamo. Guido Schiavi (Girotti) chega ao vilarejo siciliano de Capodarso no momento em que o juiz anterior abandona a cidade. Desde quando põe os pés na cidade, Schiavi percebe que não contará com apoio nem da elite, representada pelo corrupto Barão Lo Vastro (Mastrocinque), nem muito menos pela Máfia, liderada por Massaro (Vanel) ou ainda pelo povo, temeroso de sofrer represálias da Máfia. Schiavi tenta convencer o Barão a abdicar da proteção da Máfia

YOKO ONO - HARD TIMES ARE OVER (Lyrics).wmv

Carmen Miranda - PRIMAVERA NO RIO - João de Barro - gravação de 1934

MEU MUNDO E NADA MAIS - GUILHERME ARANTES - (1976)

O Cine PE, que começa sábado, ganha cara nova e foco curatorial

Desde que foi criado, o Cine PE - Festival do Recife guardava um desejo de seus fundadores, o casal Sandra e Alfredo Bertini. "A gente sempre dizia que, na sua maturidade, na 18.ª edição, o festival iria se internacionalizar." Promessa feita tem de ser cumprida. O 18.º Cine PE, que começa no sábado, será internacional. E será a consequência de uma conversa que Sandro Bertini teve com o crítico, jornalista e atual analista de dramaturgia da TV Globo, Rodrigo Fonseca, no set de Lula, o Filho do Brasil. O ano era 2009 e ambos visitavam o set do longa de Fábio Barreto, em Pernambuco, a convite do produtor Luiz Carlos Barreto. Conversaram sobre o festival, e como melhorá-lo. O Cine PE - Festival do Recife é o Maracanã dos festivais, mas nunca teve um foco curatorial. Os filmes compunham mais uma seleta entre o que havia de disponível no mercado. Foram necessários cinco anos para que a nova fase se concretizasse. Ao se internacionalizar, o Cine PE passa a existir para o mundo. F

Hallado muerto un coronel que torturó a víctimas de la dictadura brasileña

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Paulo Malhães fue asesinado mediante asfixia en su vivienda de Río de Janeiro, según las primeras investigaciones FRANCHO BARÓN   Río de Janeiro  26 ABR 2014 - 00:34  CET 8 Archivado en:   Militares reserva   Dictadura militar   Homicidios   Fuerzas armadas   Brasil   Dictadura   Policía   Sudamérica   Latinoamérica   Fuerzas seguridad   América   Delitos   Defensa   Política   Justicia Malhães declara ante la Comisión Nacional de la Verdad en Río, en abril. /  COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE Recomendar en Facebook 999 Twittear 267 Enviar a LinkedIn 3 Enviar a Tuenti Enviar a Menéame Enviar a Eskup Enviar Imprimir Guardar Las heridas de la dictadura brasileña (1964-1985) siguen abiertas y mucho queda por saber sobre este periodo, casi 30 años después de la redemocratización del país. Así lo atestigua la muerte repentina del teniente coronel retirado, Paulo Malhães, agente del Centro de Informaciones del Ejército (CIE) que f

Filme do Dia: Respiro (2002), Emanuele Crialese

Respiro ( Respiro , Itália/França, 2002). Direção e Rot. Original: Emanuele Crialese. Fotografia: Fabio Zamarion. Música: John Surman. Montagem: Didier Ranz. Dir. de arte: Beatrice Scarpato. Figurinos: Eva Coen. Com: Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa, Verônica D´Agostino, Filippo Pucillo, Muzzi Loffredo, Elio Germano, Avy Marciano. Na pobre ilha italiana de Lampedusa, próximo à Tunísia, Grazia (Golino), é hostilizada pela população local, cansada de suas excentricidades e desejosa que ela seja internada em Milão para tratamento. Seu marido, Pietro (Amato), inicialmente contrário à ideia, convence-se. O filho Pasquale (Casisa), no entanto, decide esconder a mãe numa caverna. Refugiando-se num tema subliminarmente memorialesco que remete à erotização dispersiva e carregada da adolescência que possui ecos do Fellini de Amarcord em tons realistas, o filme busca os resquícios de uma “Itália profunda e autêntica” no tom de crônica provinciana que acompanha a vida da fam
‘Better a good cinéma de salarie than a bad cinéma d’auteur.’ Pierre Kast, a respeito do declínio de nomes respeitados de Hollywood após a derrocada do sistema de estúdios. (citado por David Bordwell, Classical Hollywood Cinema)

Marchinha do Grande Galo - Almirante (Carnaval de 1936)

Meu Caro Diário, 16/08/2005

16/08/05 – terça. Dia meio catatônico, após a troca de mensagens que aparentemente resultou no meu rompimento de amizade com ela. Sem ela e Firmino voltar para Fortaleza parece um projeto ainda mais desanimador. Mas não posso retroceder se não quiser ferir a mim mesmo. Tenho que ser menos dependente das pessoas, ao final das contas. (...)

Filme do Dia: A Casa Assassinada (1971), Paulo César Sarraceni

A Casa Assassinada (Brasil, 1971). Direção: Paulo César Sarraceni. Rot. Adaptado: Paulo César Sarraceni, baseado em romance de Lúcio Cardoso. Fotografia e Montagem: Mário Carneiro. Música: Antônio Carlos Jobim.  Dir. de arte e Figurinos: Fredy Carneiro. Com: Rubens Araújo, Norma Bengell, Nélson Dantas, Joseph Guerreiro, Leina Krespi, Carlos Kroeber, Tetê Medina, Nuno Veloso. Após casar com Valdo, Nina (Benguell), mulher atraente e de modos liberais, passa a morar na provinciana mansão dos Menezes, no interior de Minas, decadente família que já não possui sequer rendas para mantê-la. Enreda-se na complexa teia familiar que envolve a hostilidade do irmão mais velho Demétrio (Dantas), sua reprimida mulher Ana (Medina), o delírio do irmão rejeitado homossexual Timóteo (Kroeber) e o desejo de Nina pelo jardineiro da casa (Veloso). Os boatos de seu envolvimento com o jardineiro acabam provocando uma tentativa frustrada de suicídio do marido. O jardineiro, no entanto, é quem se suicida.  N

Canned Heat - On The Road Again [HQ]

Cesaria Evora - Crepuscular Solidao (audio)

Mas aqui os homens tem olhos turvos e caras intratáveis, ainda, e Kim tem afeição por esses homens, por esse resgate que se move neles. Aquele menino do destacamento do Esperto, como se chama? Pin? Com aquele tormento de raiva em rosto sardento, mesmo quando ri...Dizem que é irmão de uma prostituta. Por que luta? Não sabe que luta para não ser mais irmão de uma prostituta. E aqueles quatro cunhados "sulistas" combatem para não serem mais "sulistas", pobres emigrantes do pobre Sul, vistos como estranhos. E aquele policial combate para não se sentir mais policial, um tira no encalço de seus semelhantes. Depois Primo, o gigantesco, bom e desapiedado Primo...dizem que quer se vingar de uma mulher que o traiu... Todos temos uma ferida secreta por cuja redenção lutamos . (Ítalo Calvino, A Trilha dos Ninhos de Aranha , pp.143-4, grifo meu)

Filme do Dia: Valsa com Bashir (2008), Ari Folman

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Valsa com Bashir ( Valms im Bashir , Israel/França/Alemanha/EUA/Finlândia/Suiça/Bélgica/Austrália, 2008). Direção e Rot. Original: Ari Folman. Música: Max Richter. Montagem: Feller Nili. Dir. de arte:  David Polonsky. Uma noite em um bar um amigo conta ao diretor Folman sobre o pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cachorros. O episódio está vinculado a uma experiência sua na primeira guerra do Líbano, quando teve que assassinar a mesma quantidade de cachorros. Sua narrativa faz com que Folman se volte para os seus próprios fantasmas de guerra, assim como seus bloqueios e interdições, que aos poucos procura recuperar, tais como um episódio em uma praia e o massacre nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, em 1982. Folman realizou uma corajosa animação em longa-metragem não apenas por conta de seu espinhoso tema, sobretudo no que diz respeito a episódios relativamente tabus na história política israelense recente, como por sua dimensão explicitamente autobiográfica,

Paul McCartney - Covent Garden gig and HMV Signing

ELIS REGINA - ÚLTIMA ENTREVISTA SEM CORTES - JOGO DA VERDADE

Como nos tornamos mais pobres...quando se vê Elis falando e se observa o que os artistas falam hoje na TV...enfim, era não só ela, mas a cultura de uma época, que tava começando a ser o que era hoje...

Noel Rosa - Vejo Amanhecer (Ismael Silva)