Filme do Dia: Respiro (2002), Emanuele Crialese
Respiro (Respiro, Itália/França, 2002). Direção e Rot. Original: Emanuele
Crialese. Fotografia: Fabio Zamarion. Música: John Surman. Montagem: Didier
Ranz. Dir. de arte: Beatrice Scarpato. Figurinos: Eva Coen. Com: Valeria
Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa, Verônica D´Agostino, Filippo Pucillo,
Muzzi Loffredo, Elio Germano, Avy Marciano.
Na pobre ilha
italiana de Lampedusa, próximo à Tunísia, Grazia (Golino), é hostilizada pela população local, cansada de suas excentricidades e desejosa
que ela seja internada em Milão para tratamento. Seu marido, Pietro (Amato),
inicialmente contrário à ideia, convence-se. O filho Pasquale
(Casisa), no entanto, decide esconder a mãe numa caverna.
Refugiando-se num
tema subliminarmente memorialesco que remete à erotização dispersiva e
carregada da adolescência que possui ecos do Fellini de Amarcord em tons realistas, o filme busca os resquícios de uma
“Itália profunda e autêntica” no tom de crônica provinciana que acompanha a
vida da família da protagonista. Para tal construção faz uso tanto de uma faixa
etária quanto de uma classe social menos favorecida – pescadores – que
privilegiam uma maximização do “espontâneo”. Porém tanto seu realismo estético
provavelmente não é um eco da realidade social dos ilhéus quanto sua narrativa
deixa do lado de fora de sua moldura qualquer relação que vá além do universo
social retratado. Um elemento fundamental para que tal proposta seja alcançada
é o bom desempenho do elenco como um todo, com destaque para Golino.
Sutilmente, o filme acaba inserindo relação e/ou homenagens à história do
cinema italiano ou mundial. Nessa perspectiva, a tresloucada Grazia reflete o
quão opressivo pode ser um vilarejo para pessoas que não se adequam ao perfil
médio, tal como a figura vivida por Ingrid Bergman em Stromboli. Por outro lado, a seqüência final na qual Pietro volta a
encontrar Grazia procura se espelhar na poética de L´Atalante (1934), de Vigo, ainda que a solução visual mais
original do filme se encontre um pouco adiante, no último plano do filme, que
faz uso de uma criatividade que infelizmente não se encontra no que lhe
antecede. Eurimages/Fandango/Les Films des Tournelles/Meduza Produzione/Roissy
Films/Rouse Films/TPS Cinéma/Telepiú. 95 minutos.
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