Filme do Dia: A Floresta Encantada (1986), Milan Blazekovic & Doro Vlado Hreljanovic

Floresta Encantada (The Elm Chanted Forrest, Iuguslávia/EUA, 1986). Direção: Milan Blazekovic & Doro Vlado Hreljanovic. Rot. Original: Fred P. Sharkey & Suncana Skrinjaric. Fotografia: Ernest Gregl. Música: Dennis Leogrande. Montagem: Zlata Reic.
O pintor Peter adormece junto a uma árvore encantada e consegue compreender todos os animais da floresta. Eles vivenciam um período de terror provocado pelo Imperador das Forças do Mal, que faz de tudo para destruir a floresta, primeiro através do fogo, após a partir de uma enchurrada. Com o auxílio de seus novos amigos Peter, que passa a ter poderes mágicos, consegue produzir uma poção que transforma o imperador num bondoso rei e traz de volta a felicidade para a floresta.
Não deixa de ser desapontador, mesmo em se tratando de uma animação voltada para o universo infantil  e para um público amplo, observar que esse, que é o primeiro longa produzido na então Iugoslávia, nada deve a toda uma rica tradição de animação em curta-metragens produzidos no país, conhecida como Escola de Zagreb, que teve o auge de seu prestígio duas décadas antes. Aqui segue-se de perto o padrão, senão de animação, de narrativa disneyana, incluindo a obrigatória antropomorfização dos animais e o maniqueísmo básico. Não há nenhum espaço para a ironia, por menor que seja, nesse sentido se afastando até mesmo das produções mais recentes da Disney. Uma continuação foi produzida quatro anos após, também dirigida por Blakezovic. Uma leitura apressada e um tanto forçosa talvez enxergue uma possível crítica ao regime ditatorial então vivido pelo país e o poder da arte para se contrapor ao mesmo, porém curiosamente ao final o líder permanece o mesmo, ainda que completamente docilizado. Conta com algumas canções, apenas uma ou duas mais inspiradas. Croatia Film/Fantasy Forest Films para Croatia Film. 83 minutos.


Comentários

  1. eu nunca mais consegui achar esse filme, eu tinha o DVD dele :c

    ResponderExcluir
  2. Pena Romullo...não tenho mais praticamente nenhuma memória visual desse filme. Vi e escrevi sobre ele já faz um bom tempo. É curioso, pois as pessoas buscam muito esse link, na maior parte estrangeiras.

    ResponderExcluir
  3. Também estou à procura deste filme há muito tempo. Não encontro link em lugar nenhum!

    ResponderExcluir
  4. é curioso a quantidade de gente que acessa o comentário sobre esse filme, Davi. deve ter mexido com uma geração específica, que não foi a minha, que já o vi adulto, provavelmente no you tube da vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar