O Dicionário Biográfico de Cinema#293: Franz/Francis Lederer
Francis (Frantisek) Lederer (1899-2000), n. Praga
Ainda que tenha morrido vários meses antes de completar 101 anos, Franz Lederer merece um destaque aqui, mesmo que seja somente por abranger três séculos. E onde morreria o filho da Velha Praga senão em Palm Springs, o resort kafkiano onde ministraria aulas de interpretação até a semana de sua morte? Então, é encantador relembrar a carta de Jean Renoir comentando a um amigo que tiveram que podar e temperar a sinistra atuação de Lederer como Joseph em Diary of a Chambermaid [Segredos de Alcova] - nas sessões prévias, o público pensava que o ator havia ido longe demais.
E que carreira! Tendo servido ao Exército durante a I Guerra Mundial, foi guindado ao teatro por sua aparência - alto, sombrio e belo, mas com um toque neurastênico. Por diversos anos astro ingénue. E então a atriz Henny Porten lhe deu um papel em seu filme Zuflucht (28, Carl Froelich). O que o levou a Die Seltsame Nacht der Helga Wangen (28, Holger-Madsen) e um despontar como Alva Schön, com Louise Brooks, em Die Büchse der Pandora [A Caixa de Pandora] (29, G.W. Pabst), onde ele é sua vítima mais adoradora.
Lederer trabalhou constantemente nos anos seguintes na Alemanha: com Brigitte Helm em Die Wunderbare Lüge der Nina Petrowna [As Deliciosas Mentiras de Nina Petrowna] (29, Hanns Schwartz), onde demonstrou seu verdadeiro talento; Meineid (29, Georg Jacoby); Maman Colibri (29, Julien Duvivier); Atlantik (29, E.A. Dupont); com Anna May Wong em Der Weg zur Schande (30, Richard Eichberg); Der Detektiv des Kaisers (30, Carl Boese); Fundvogel (30, Wolfgang Hoffmann-Harnisch); Susanne Macht Ordnung (30, Eugen Thiele); Ihre Majestät die Liebe [Sua Majestade o Amor] (31, Joe May); Das Shicksal der Renate Langen [The Fate of Renate Langen] (31, Rudolf Walther-Fein).
Foi então que, após um sucesso teatral em Nova York, Autumn Crocus, foi adquirido por Hollywood, com particular apoio de Irving Thalberg, para interpretar estrangeiros românticos que cortejavam garotas americanas: como um esquimó que conquista Elissa Landi em Man of Two Worlds [O Homem dos Dois Mundos] (34, J. Walter Ruben); The Pursuit of Happiness [O Direito à Felicidade] (34, Alexander Hall); com Ginger Rogers em Romance in Manhattan [Romance em Nova York] (35, Stephen Roberts); com Frances Dee em The Gay Deception [Sua Alteza o Garçom] (35, William Wyler); levando outra garota ao cinema, mas beijando Ida Lupino em One Rainy Afternoon [Aconteceu numa Tarde Chuvosa] (36, Rowland V. Lee); com Ann Sothern em My American Wife [Minha Esposa Americana] (36, Harold Young); It's All Yours [Será Tudo Teu] (37, Eliott Nugent); The Lone Wolf in Paris [As Jóias da Coroa] (38, Albert S. Rogell). E em seu segundo grande filme - como Jacques Picot em Midnight [Meia-Noite] (39, Mitchell Leisen).
A esta altura, tinha quarenta anos, estava um pouco mais pesado em sua abordagem do que sua aparência prometia, e sem Thalberg. Então, passou a interpretar vilões, à medida que a demanda por alemães malvados crescia: Confessions of a Nazi Spy [Confissões de um Espião Nazista]; com Joan Bennett, em The Man I Married [Casei-me com um Nazista] (40, Irving Pichel). Então se afastou: Puddin's Head (41, Joseph Stanley); The Bridge of San Luis Rey [A Ponte de São Luís Rei] (44, Lee); Voice in the Wind [Uma Voz na Tormenta] (44, Arthur Ripley); The Madonna's Secret [Obsessão Trágica] (46, Wilhelm Thiele); Million Dollar Weekend (48, Gene Raymond); Captain Carey, U.S.A [Missão de Vingança] (50, Leisen); A Woman of Distinction [Dama Sem Coração] (50, Edward Buzzell); Surrender [50, Allan Dwan).
Nos anos 50, passou aos trabalhos rotineiros de televisão e fez somente um punhado de filmes: Abenteur in Wien [Aventuras em Viena] (52, Emil E. Reinert); Stolen Identity (53, Gunther von Fritsch); The Ambassador's Daughter [A Filha do Embaixador] (56, Norman Krasna); Lisbon [Lisboa] (56, Ray Milland); o protagonista em The Return of Dracula [O Fantástico Homem Que Desaparece] (58, Paul Landres); Maracaibo [Fogo em Maracaibo] (58, Cornell Wilde); Terror is a Man [Criatura Sangrenta] (59, Gerardo de León).
Mas ele tinha outra vida, a de proprietário e empreendedor imobiliário, o que o levou a se tornar prefeito honorário de Canoga Park. Ajudou a formar o Museu de Hollywood e foi o diretor da Academia de Artes Cênicas. Assim, estabeleceu-se como um cidadão plenamente distinto, além de ser o mais letal assassino de gansos que o cinema já conheceu.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1536-37.

Comentários
Postar um comentário