Filme do Dia: Darò un Millione (1936), Mario Camerini
Darò un Millione (Itália, 1936).
Direção: Mario Camerini. Rot. Original: Mario Camerini, Ivo Perilli, Cesare Zavattini
& Giaci Mondaini, a partir do argumento de Zavattini & Mondaini. Fotografia: Otello Martelli
& Carlo Montuori. Música: Gian Luca Tocchi. Montagem: Fernando Tropea. Dir.
de arte: Italo Tomassi. Com: Vittorio De Sica, Assia Noris, Luigi Almirante,
Mario Gallina, Franco Coop, Gemma Bolognesi, Cesare Zoppetti, Giacomo
Almirante.
Gold (De Sica) é um playboy milionário
que cansado da vida vazia que leva, resolve saltar de seu iate, em um país onde
ninguém o conhece. Seu salto coincide com o de um vagabundo que tenta se matar,
Blim (Almirante), e acaba sendo salvo por Gold. Gold dorme ao relento com Blim,
deixando com ele uma pequena fortuna em dinheiro e a promessa de doar um milhão
a quem o fizer feliz. Enquanto Gold se interessa por uma garota que trabalha em
um circo, Anna (Noris), Blim conta a imprensa sobre todo o episódio do
milionário, e esta alardeia e cria episódios para sustentar o interesse
desmedido do público.
As relações de um casal enamorado de
origens sociais distintas praticamente é tema de todas as comédias escapistas
que Camerini dirigiu e De Sica interpretou ao longo da década, variando apenas
o sexo do protagonista rico – enquanto De Sica é o pobretão enamorado por uma
mulher rica em Gli Uomini, Che
Mascalzoni! e Os Apuros do Senhor Max,
aqui ele é o milionário. Já Noris vive seu habitual papel de mulher simples,
mas de coração de ouro e sentimentos acima de qualquer suspeita. Por mais que o
filme demonstre que Camerini se acomodou a fórmula do sucesso obtido com Gli Uomini, e tenha progressivamente
diluído até quase o desaparecimento completo as influências vanguardistas
presentes naquele em termos de estruturação visual ainda que cosmética, existem
algumas cenas em que o filme apresenta composições visuais inspiradas, em que o
grafismo das multidões se casa perfeitamente com o ambiente circense. Mesmo que
nunca fique esclarecido no filme, o nome do personagem vivido por De Sica
sugere não apenas a correlação imediata com a riqueza como uma provável origem
americana. Após sua breve incursão no mundo em que não passava de um vagabundo
qualquer, ao ter acesso a sua amada, Gold imediatamente retorna ao seu status
de milionário. A persona de galã construída por De Sica nesses filmes, bastante
populares a sua época, em nada sugere o cineasta de temas sombrios que seus
filmes neorrealistas expressarão na década seguinte. Como era comum então no
cinema italiano, o filme é dividido em duas partes. Destaque para as precárias
maquetes que simulam o iate ancorado no porto ou o visual do mesmo a partir da
perspectiva do iate. Novella Film. 79 minutos.

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