O Dicionário Biográfico de Cinema#192: Marco Bellocchio

 


Marco Bellocchio, n. Piacenza, Itália, 1939

1961: La Colpa e la Pena (c); Abasso lo Zio (c); 1962: Ginepro Fatto Uomo (c); 1965: I Pugni in Tasca [De Punhos Cerrados]. 1967: La Cina è Vicina [A China Está Próxima]; "Discutiamo, Discutiamo", episódio de Amore e Rabbia [Amor e Raiva]. 1971: Nel Nome del Padre. 1973: Sbatti il Mostro in Prima Pagina [O Monstro na Primeira Página]. 1977: Il Gabbiano. 1978: La Macchina Cinema [co-direção]. 1980: Salto nel Vuolto; Vacanze in Val Trebbia. 1982: Gli Occhi, la Bocca [Olhos na Boca]. 1984: Enrico IV. 1986: Il Diavolo in Corpo [O Diabo no Corpo]. 1987: La Visione del Sabba [Em Nome do Diabo]. 1992: La Condanna [Autour du Désir]. 1994: Il Sogno della Farfala. 1995: Sogni Infranti. 1997: Il Principe di Hamburg. 1998: La Religione della Storia. 1999: La Balia. 2001: Un Altro Mondo è Possibile (com outros) (d). 2002: Ora di Religione [A Hora da Religião]. 2003: Buongiorno, Notte [Bom Dia, Noite]. 2009: Vincere [Vencer]. 2010: Sorelle Mai [Irmãs Jamais]. 2012: Bella Addormentata [A Bela Que Dorme].

De Punhos Cerrados foi uma das mais extraordinárias estréias dos anos 60: um estudo de uma família incestuosamente enredada de epilépticos - apaixonados, neuróticos, espinhosos e destrutivos. A epilepsia serviu a Bellocchio como a Dostoievski, como um sinal de decadência social e claustrofobia familiar, e como sintoma de uma natureza psicológica distorcida. A figura central - interpretada brilhantemente por Lou Castel - é vítima, herói, e destruidor, a força vital se encaminhando ao caos. O quão autobiográfico é De Punhos Cerrados? Bellocchio confessou que o filme foi realizado para resolver muitas dúvidas sobre ele próprio e seu futuro. Além do que, sua intensidade pode ter crescido de sua necessária economia:

Se não tivesse tido um orçamento tão apertado, De Punhos Cerrados seria um filme naturalista, com um pano de fundo sociológico - isto é, social - mais acurado. 

E poderia ser devedor do estilo de um filme de Renoir ou de Becker, em outras palavras próximo da tradição novelesca francesa que sempre me fascinara. Eles dizem que a fome molda a mente. Já que eu trabalhei no contexto familiar, a família se tornou meu espaço dramático; encontrei-me provando a relação entre os membros de uma célula nuclear.

Não há dúvida de que o espírito da patologia justificou e sustentou o tom das imagens tremulezentes e surrealistas e forçou Bellocchio a obter interpretações dilaceradas de seu elenco. As dificuldades de um primeiro longa parecem criativamente se mesclar com a dor de um jovem. 

Bellocchio estudou no Centro Sperimentale di Cinematografia e na Slade School em Londres, e realizou um punhado de curtas antes de De Punhos Cerrados. Infelizmente, seus filmes posteriores dificilmente emergiram da Itália. Comentários sobre eles sugerem haver a ausência da palpitante intensidade de seu primeiro longa. A China Está Próxima foi realizado numa época que Bellocchio havia se integrado ao Partido Comunista Italiano. Nel Nome del Padre possui uma abordagem mais cômica para sua análise de um barato internato italiano - tal como um frequentado pelo próprio diretor no passado, que tem despertado comparações com Vigo. O Monstro na Primeira Página caiu nas mãos de Bellocchio quando Sergio Donati adoeceu: um jornal sensacionalista, sobre hippies vitimizados, ambientado à época das eleições. 

Olhos na Boca (um dos melhores filmes dos anos 80), numa ampliação de De Punhos Cerrados, com algumas cenas do filme prévio, outra vez com Lou Castel novamente tão bom quanto no anterior e uma interpretação igualmente formidável de Angela Molina. Enrico IV é Marcello Mastroianni numa versão de Pirandello. E O Diabo no Corpo teve sexualidade explícita envolvendo um boquete por Maruschka Detmers. Vencer, alguns anos depois, foi um surpreendente retorno à forma e um grande filme até Benito ir embora.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 209-10. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar