Filme do Dia: O Conto das Três Irmãs (2019), Emin Alper
O Conto das Três
Irmãs (Kis Kardeler,
Turquia/Alemanha/Holanda/Grécia, 2019). Direção e Rot. Original: Emin Alper.
Fotografia: Emre Erkmen. Música: Giorgos Papaioannou & Nikos Papaioannou.
Montagem: Cicek Kahraman. Dir. de arte: Ismail Durmaz & Osman Cankirilli.
Figurinos: Alceste Tosca Wegner. Com: Cemre Ebuzziya, Ece Yüksel, Helin
Kandemir, Müfit Kayacan, Kayhan Açikgöz, Kubilay Tunçer.
Sevket
(Kayacan) possui três filhas e perdeu recentemente a esposa. Uma delas, Nurhan
(Yüksel), foi trazida de volta por Necati (Tunçer), por negligenciar suas
obrigações domésticas. Reyhan (Ebuzziya), a primogênita, é casada com o
indolente e um tanto aparvalhado pastor Veysel (Açikgöz), tendo um filho
pequeno cujo pai não é ele. A mais jovem é Havva (Kandemir), também a mais
instruída, que consegue ler e escrever e tem hábitos de higiene mais exigentes
que os praticados na residência. Necati resolve passar mais tempo na
propriedade de Sevket, que o mima com comidas e bebidas feitas pelas filhas.
Quando Veysel decide se unir ao grupo exclusivamente masculino e passa a
implorar trabalho no posto de Necati, uma situação de tensão se inicia e ele é
expulso do grupo. Ainda sob efeito do álcool, Necati acha que foi injusto com
Veysel, porém quando se apresenta propício a lhe oferecer algo, reencontra-o e
a situação piora ainda mais. Transtornado após tantas humilhações, Veysel
provoca uma tragédia. A situação de saúde de Nurhan piora. Após meses
desaparecido, Veysel volta a encontrar Reyhan, que afirma se encontrar grávida
de um filho seu, mas que pretende abortá-lo em Ancara.
As
locações fotográficas, a iluminação e a própria fotografia não ficam tão
distantes da de seu conterrâneo mais conhecido, Nuri Bilge Ceylan. A Anatólia
tampouco. E o trabalho dos atores idem. E até mesmo os pendores de se namorar
com Tchecov, mas também aqui com os Irmãos Grimm. Porém, há algo de mais trivial e mais colado
estritamente aos eventos narrativos que àquele. O que não necessariamente o
desabona. E de se tratar de moradores de uma região aparentemente um tanto
inóspita das montanhas consegue ser a senha para uma abordagem de modos ainda
marcados por um patriarcalismo tradicional, mas com mulheres que conseguem dar
conta de si e mesmo se impor aos homens – há, inclusive, uma cena de uma
espécie de estupro às avessas do casal Reyhan e Veysel, com ela muito
consciente e objetiva sobre o que quer do momento, ao contrário dele. E também
muito pouco marcados pelos meios midiáticos e eletrônicos, e sua inescapável
hibridez com à cultura tradicional mesmo em comunidades mais remotas, mas que
contando com energia elétrica. Aqui, esse outro mundo se resume ao citadino,
sonhado por Veysel. Assim como pelas irmãs. Todos loucos por qualquer posição
mais secundária possível que seja junto a homens afluentes da cidade como
Necati, para abandonar a rude lida com o trabalho no campo. Há também uma franqueza
ou abordagem direta maior na temática vinculada ao sexo que em Ceylan, como no
momento em que as duas irmãs mais velhas discutem mais abertamente sobre o
sexo, uma delas enojada das poucas vezes que viu um pênis ereto. E o fato do
elenco se encontrar longe de próximo das personagens que representam, ao
contrário de alguns dos mais célebres personagens neorrealistas, tampouco é
problema. Antes uma convenção. Que tende a ganhar talvez para os propósitos
dramáticos de seu realizador. Porém, dito isso, há também soluções meio óbvias,
que são apresentadas em registro não menos. Como é conversa dramática franca
entre Reyhan e Havva. Terceiro longa do realizador. Dividido em dois momentos
por um plano em que o carro de Necati se afasta de propriedade, sendo que em
ambos impera a compressão temporal – no caso do primeiro não mais que algumas
horas entre um dia e a manhã seguinte e no segundo, embora a impressão seja de
que exista uma maior passagem de tempo, não parece muito diverso. Quando se
houve da boca de Sveket o desejo de contar a história das três filhas ingratas,
evidente referência ao conto dos irmãos Grimm, fica-se com as inúmeras tentativas de fazer com que
essas estejam dispostas a ouvi-lo que propriamente com a históra que foi uma
das que serviu de base para a que estamos assistindo. Circe Films/Horsefly Prod./Komplizen Film/Liman Film/Nulook Prod. 108 minutos.
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