Filme do Dia: The Blacksmith's Love (1911), Francis Boggs

 


The Blacksmith’s Love (EUA, 1911). Direção e Rot.Orginal: Francis Boggs. Com: Tom Santschi, Herbert Rawlinson, Eugenie Besserer, Frank Richardson, Frank Clark, Fred Huntley, Anna Dodge. 

Inicia a Guerra da Secessão. Mace Brewer (Rawlinson) parte para a guerra, deixando sua jovem esposa Mary (Besserer) sozinha. Seu amigo, Joe Saunders (Santschi) também faz o mesmo com sua velha mãe (Dodge). Após a última batalha sangrenta, Joe encontra Mace aparentemente morto e conta para sua mãe. Ele, no entanto, encontra-se em estado de catatonia após o choque traumático da experiência da guerra e da proximidade da morte. Após a missa de um ano de luto pela perda de Mace, Joe Saunders pede a mão de Mary em casamento e é prontamente aceito. O casal vive feliz até que um recuperado Mace volta a surgir repentinamente. Mary opta pelo que acredita ser o certo, voltando ao marido que inicialmente casara, para a tristeza e desilusão de Joe.

Embora capturados em ângulo diversos, esse filme inicia com um plano americano de dois personagens, habitualmente casais como aqui, como muito comum na produção da Vitagraph. A passagem do tempo, ressaltada pelas cartelas, vem a demarcar a virtude das personagens e do respeito ao pretenso luto da heroína. E, curiosamente, somos forçados a jogar fora nossa primeira hipótese, de que o filme simplesmente faria uso do malentendido a respeito da morte de Mace como forma de trazer uma surpresa sem conflitos para sua família. Pelo contrário, ele aposta mais uma vez na triangulação amorosa que toma os mais diversos feitios na produção da época, obedecendo somente o princípio de dois homens e uma mulher em jogo. Por que o jovem aparentemente recuperado do trauma psíquico vivenciado não dá notícias a sua família nesse ínterim é um mistério insondável. O filme, evidentemente, flerta de forma perspicaz com a fantasia da esposa que fica com o melhor amigo do marido, assim como do involuntário bigamismo. À  incorporação do sofrimento na figura feminina, na patética cena final, em que os dois homens se encontram em posições invertidas e simétricas diante da câmera, é atenuada pela compreensão de quem sai perdendo mais que todos nessa história toda. E o casal original abandona o recinto, não sem um último frêmito e quase desmaio da heroína. Ao derrotado, resta ser consolado pela mãe, que parece que continuará sendo a figura feminina de referência em sua vida. Consegue lidar melhor com a longa temporalidade comprimida em tão pouco tempo de forma melhor que muitos dos filmes de Griffith, sendo talvez passível de comparação com O Mar Imutável, desse realizador, realizado um ano antes e com um arco temporal ainda bem mais vasto no reencontro entre marido e mulher. Destaque para uma personagem de mulher de mais idade bem mais verossímil do que as produções contemporâneas habitualmente utilizam, fazendo uso de patéticas perucas brancas em atrizes visivelmente bem mais jovens que as personagens que erncarnam (como é o caso de The Trail of Cards dentre tantos outros). E, mais que isso, para algumas opções bem interessantes de representar os eventos que, guardadas as devidas proporções, poderiam bem ser antecipadoras de uma poética panteísta a la Dovjenko, como a timidez de Joe ao fazer o pedido de união para Mary através de um bilhete – propiciando ao mesmo tempo a chance de não deixar nenhuma ambiguidade sobre o que se trata e sem precisar da intervenção mais direta do narrador através de cartelas – e correndo para se esconder em meio ao mato e pedindo que se ela concordasse acendesse a luz  de seu quarto, opção igualmente que o personagem encontra para se esquivar de uma possível recusa direta que lhe seria demasiado embaraçosa. Integrante da Coleção Jean Desmett.  Selig Polyscope Co. para General Film Co. 15 minutos e 43 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar