Filme do Dia: 9 Canções (2004), Michael Winterbottom

 


Canções (9 Songs, Reino Unido, 2004). Direção e Rot. Original: Michael Winterbottom. Fotografia: Marcel Zyskind. Montagem: Mat Whitecross & Michael Winterbottom. Com: Kieran O`Brien, Margo Stilley.

O jovem britânico Matt (O`Brien) relembra, na Antártida, os encontros amorosos com a estudante americana Lisa (Stilley), em meio aos shows de rock que assistiram, na Inglaterra. Certo dia, Lisa decide partir novamente para os Estados Unidos.

Não faltam sexo, rock´n roll & drogas nesse filme, nessa ordem, mas está longe de ser interessante menos por sua temática e enredo, por si só praticamente inexistente, do que por sua opção por uma radical desdramatização do que apresenta. Pouco se sabe a respeito do casal protagonista e tampouco interessa. Pouco se sabe do passado de ambos e tampouco isso faz qualquer falta. Nesse sentido, quem acaba definindo melhor o filme, é Lisa quando afirma, a certo momento, lendo um livro que presenteia Matt sobre a Antártida, que é um verdadeiro “exercício de condensação”. A opção de Winterbottom, no final das contas, é apresentar apenas o que ele acredita ser essencial para sua narrativa, limando qualquer psicologismo que venha a explicar a reação dos personagens – nesse sentido, parece ser bem mais sucedido que uma tentativa semelhante empreendida por The Brown Bunny, cujo final é prejudicado justamente por essa necessidade de explicitar a motivação do protagonista. Três núcleos de imagens compõem o filme, sendo dois no passado – as cenas de rock, basicamente documentais e as cenas de amor, repletas de  sexo explícito e um no presente do narrador – as cenas filmadas na Antártida. A pontuação da narrativa é efetivada através de recorrentes fades. Entre as bandas que são vistas no palco em apresentações reais estão Black Rebel Motorcycle Club, The Von Bondies, Elbow, Franz Ferdinand, Primal Scream e The Dandy Warhols. Revolution Films.71 minutos.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar