O Dicionário Biográfico de Cinema#177: Rupert Everett

 


Rupert Everett, Norfolk, Inglaterra, 1959

Em outra época, Rupert Everett poderia ter sido confundido pelo Flashman, o cruel valentão em Tom Brown's Schooldays [Aprendendo a Ser Homem], ou ser tido como um descendente daquele ator inglês maravilhosamente lânguido, James Villiers. Everett transpira classe, ainda que fosse mais plausível como ovelha negra de alguma família pomposa. Ele é autenticamente belo, e um dos poucos atores principais que admitiu e apreciou sua homossexualidade.Tem tido uma carreira audaciosa e notavelmente brava, numa época que se começava a admitir a confusão de gênero - e apreciá-la.

Abandonou a escola (Ampleforth) e foi para a Central School of Speech and Drama e fez uma espalhafatosa estreia na produção teatral londrina de Another Country. Por sua vez, isto levou-o a  iniciar no cinema: na TV em Princess Daisy (83, Warris Hussein); Another Country [Memórias de um Espião] (84, Marek Kanievska); como Lancelot em Arthur the King [Merlin e a Espada] (85, Clive Donner); excelente como um mulherengo de carro esporte em Dance with a Stranger [Dançando com um Estranho] (85, Mike Newell); Duet for One [Sede de Amar] (86, Andrei Konchalovski); para Austrália em The Right Hand Man (87, Di Drew); Cronaca di una Morte Annunciata [Crônica de uma Morte Anunciada] (87, Francesco Rosi); Gli Occhiali d'Oro (87, Giuliano Montaldo); Hearts of Fire [O Fio da Suspeita] (87, Richard Marquand); Toleránce (89, Pierre-Henri Salfati).

Foi perfeito como um inglês abatido sobrecarregado por Christopher Walken em The Confort of Strangers [Uma Estranha Passagem em Veneza] (91, Paul Schrader); Inside Monkey Zetterland [Nem Freud Explica] (92, Jefery Levy); Cemetery Man [Pelo Amor e Pela Morte] (93, Michele Soavi); como o Príncipe de Gales em The Madness of George III [As Loucuras do Rei George] (94, Nicholas Hytner); Ready to Wear [Pret-à-Porter] (94, Robert Altman); Dunston Checks In [O Hóspede Quer Bananas] (96, Ken Kwapis); claramente prestativo a Julia Roberts em My Best Friend's Wedding [O Casamento do Meu Melhor Amigo] (97, P.J. Hogan); B. Monkey [Perigosa Atração] (98, Michael Radford); como Kit Marlowe, não creditado, em Shakespeare in Love [Shakespeare Apaixonado] (98, John Madden); An Ideal Husband [O Marido Ideal] (99, Oliver Parker); como Oberon em A Midsummer's Night Dream [Sonho de uma Noite de Verão] (99, Michael Hoffman); narrando o documentário do tratamento nazista sobre os gays, Paragraph 175 [Parágrafo 175] (99, Robert Epstein e Jeffrey Friedman); Inspector Gadget [Inspetor Bugiganga] (99, David Kellog); The Next Best Thing [Sobrou pra Você] (00, John Schlesinger); como Algernon em The Importance of Being Earnest [Armadilhas do Coração] (02, Parker).

Fez South Kensington [O Clube dos Mulherengos] (01, Carlo Vanzina); Unconditional Love [Amor a Toda Prova] (02, Hogan); uma voz em The Wild Thornberry Movie [Os Thornberrys: O Filme] (02, Cathy Malkasian e Jeff McGrath); como Carlos I em To Kill a King [Morte ao Rei] (03, Mike Barker); como Valmont em francês em Les Liasions Dangereuses [Ligações Perigosas] (03, Josée Dayan); Kim Philby em A Different Loyalty [Questão de Lealdade] (04, Kanievska); como Rei Carlos II em Stage Beauty [A Bela do Palco] (04, Richard Eyre); Separate Lies [Mentiras Sinceras] (05, Julian Fellowes); Stardust [Stardust: O Mistério da Estrela] (07, Matthew Vaughn); a diretora em St. Trinian's [Escola para Garotas Bonitas e Piradas] (07, Parker e Barnaby Thompson); Wild Target [Matador em Perigo] (09, Jonathan Lynn); St. Trinian's II [Escola para Garotas Bonitas e Piradas 2] (09, Parker e Thompson); Hysteria [Histeria] (11, Tanya Wexler); Mark Tietjens em Parade's End (12, Susannah White); e na série de TV The Other Wife (12). 

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 828-30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng