Filme do Dia: Pinóquio (1940), Norman Ferguson, T.Hee, Wilfred Jackson, Jack Kinney, Hamilton Luske & Ben Sharpsteen

 


Pinóquio (Pinocchio, EUA, 1940). Direção: Norman Ferguson, T.Hee, Wilfred Jackson, Jack Kinney, Hamilton Luske & Ben Sharpsteen. Rot. Adaptado: Ted Sears, Otto Englander, Webb Smith, William Cottrell, Joseph Sabo, Erdman Penner & Aurelius Battaglia.

Títere de madeira, batizado por um velho artesão, Gepeto, como Pinóquio, ganha vida, através da magia da Fada Azul, concretizando o grande sonho de Gepeto. Se o títere for obediente se transformará em garoto de verdade. Logo ao início de sua vida, no entanto, ele discorda de sua consciência, e segue a má influência de João Honesto, passando a fazer parte de uma trupe teatral, onde é aprisionado por seu ganancioso dono.

Esse segundo longa de animação do estúdio é que abre uma linha de produção de longas em sequência como nunca se havia visto no universo da animação e que persiste, com poucos hiatos, quase 8 décadas após seu início. Mesmo com eventuais piscadelas ao público adulto  em alguns ocasionais diálogos engenhosos a maestria técnica finda ofuscada por sua anemia em termos de narrativa. Com constrangedoras referências possíveis ao universo do sexo que com tempo provavelmente se ressaltaram, como o nariz fálico de Pinóquio a crescer ao mentir (o que ocorre somente uma vez, na verdade) ou a existência de uma “ilha dos prazeres”, um dos poucos momentos interessantes é o que foge a um controle moral excessivo nas produções posteriores do estúdio, apresentando cenas de crianças fumando charuto, jogando bilhar ou mesmo queimando um cigarro na Mona Lisa de Da Vinci. Os coadjuvantes Figaro e Cléo, gato e peixe de estimação respectivamente de Gepeto, sobretudo o primeiro, tornar-se-iam protagonistas de uma série de curtas posteriores. Uma das canções realizadas para o filme, a melosa When You Wish upon a Star, tornar-se-ia emblemática do próprio estúdio. Há uma referência explícita a narrativa bíblica de “Jonas e a Baleia”. Walt Disney Prod. para RKO Radio Pictures.  88 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar