Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#84: Henry E. "Chick" Fowle




FOWLE, HENRY E. "CHICK" (Brasil/Reino Unido, 1915-1995). Conhecido inicialmente por sua obra como cinegrafista para a unidade cinematográfica do GPO (General Post Office) na Inglaterra, Chick Fowle filmou dois dos mais historicamente significantes filmes brasileiros, O Cangaceiro (1953) e O Pagador de Promessas (1962). Nascido em Londres, Fowles se uniu a unidade do GPO como estagiário de câmera, em 1934, e foi creditado, juntamente com Jonah Jones, como diretor de fotografia de um dos grandes documentários britânicos, Night Mail (1936), dirigido por Harry Watt e Basil Wright, iniciando uma longa associação com o cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti (que foi creditado como supervisor de som). Trabalhariam juntos no documentário North Sea, no qual Fowle divide suas habilidades fotográficas com Jonah Jones e Cavalcanti foi o "produtor sonoro". Em 1939, com Cavalcanti trabalhando agora como produtor, Fowle filmou dois documentários de guerra, dirigidos pelo brilhante Humphrey Jennings, Spare Time e Spring Offensive, e enquanto Cavalcanti foi trabalhar nos estúdios Ealing, Fowle continuou a filmar alguns dos melhores filmes de Jennings, incluindo o longa The Heart of Britain (1941), Listen to Britain (1942) e The True Story of Lili Marlene (1944). Após a Segunda Guerra Mundial, Fowle foi o diretor de fotografia de uns poucos filmes de ficção da companhia independente Wessex Film, e sua grande virada se deu em 1950, quando foi um dos muitos técnicos europeus convidados para se unir aos recém-criados Estúdios Vera Cruz, em São Paulo, pelo homem responsável pelo que era produzido no estúdio, Cavalcanti.

De acordo com Cavalcanti, Fowle era o único sucesso genuíno dos talentos importados, e foi chamado como o diretor de fotografia do primeiro longa da Vera Cruz, Caiçara, dirigido por Adolfo Celi, e produzido por Cavalcanti. As próximas tarefas de Fowle foram Ângela (1951) e Terra é Sempre Terra (1951), ambos produzidos por Cavalcanti, e Tico-Tico no Fubá (1952), uma ficcionalização da vida do compositor Zequinha de Abreu. Mas nenhum destes caros e ambiciosos filmes foi sucesso de bilheteria, e o estúdio fechou, apesar do enorme público no Brasil e no estrangeiro para O Cangaceiro. Fowle filmaria mais dois filmes para o estúdio, em 1954, antes que o mesmo finalmente fechasse suas portas. Ele não teve grande dificuldade em encontrar mais trabalhos como diretor de fotografia no Brasil. Somente em 1957 filmou cinco longas, incluindo Absolutamente Certo, para Anselmo Duarte. Em 1961 trabalhou novamente para Lima Barreto, o diretor de O Cangaceiro, em A Primeira Missa, que como seu filme anterior foi exibido em Cannes. De forma notável, o último projeto de Fowle como diretor de fotografia, O Pagador de Promessas, não apenas foi selecionado para a competição principal de Cannes, como ganhou o principal prêmio, a Palma de Ouro. Não é claro quando Chick Fowle retornou à Inglaterra para viver ou se trabalhou novamente em filmes, em qualquer função, mas morreu lá, aos 79 anos. 

Texto: Rist, Peter H. Historical Dictionary of South American Cinema. Plymouth: Rowman & Littlefield, p. 316. 

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