Filme do Dia: Blank Narcissus (2022), Peter Strickland

 


Blank Narcissus (Passion of the Swamp) (Reino Unido/Austrália, 2022). Direção e Rot. Original Peter Strickland. Fotografia Tim Sidell. Música Xylitol.  Montagem Inibo Manby. Dir. de arte Felicity Hickson. Figurinos Saffron Cullane. Com Michael Brandon, Sebastien Kapps.

Realizador de uma produção queer lanaçada meio século antes desta, redescoberta, efetua seu comentário over, trazendo detalhes sobre a produção e seu protagonista, então amante do realizador, e do qual não possui mais notícia, nem mesmo sabendo se se encontra vivo.

O maior trunfo deste curta é provavelmente sua criatividade, ao elaborar uma fabular produção recuperada – bem de acordo com uma política de recuperação à sua época, acompanhada de comentários, como ocorre nas faixas de DVDs de filmes notórios por integrantes de sua equipe – que visivelmente não existe, mas é uma construção visual elaborada pelo próprio Strickland, fazendo uso de uma tradição de realizações de baixo custo mais ou menos próxima do que era produzida nos anos 60 por nomes como Bob Mizer. Ainda que a releitura da cenografia precária, quando existente, nos curtas daquele, ainda é mais sofisticada, e a produção visual como um todo de longe mais bem cuidada, com padrões fotográficos evidentemente distintos da produção a qual mimetiza com leve ironia. E brincando sempre com a relação entre o que seria verdadeiro ou fake, bastante enraizada na cultura contemporânea ao curta, abarcando desde a sua produção como um todo, como observado, mas também em detalhes como o próprio pênis a emergir de um tronco de árvore, ao qual o ator irá, digamos assim, interagir, e que o pretenso realizador comentará ter sido uma prótese, algo mais questionável que o falseamento do esperma. E para brincar com os tropos irremediáveis do pornô, como a ereção, aqui não conseguida pelo ator, pela alegação de quem o dirigia das tensões para pagar a moradia na qual viviam e impossibilidade de refazer a cena pelos custos. Strickland construiu sua filmografia abordando aspectos do erotismo gay masculino em produções como esta ou GUO4. Realizado no dia 8 de abril de 2022, encerra com o ótimo comentário que, filmado no próprio apartamento do casal, após retirada toda aquela decoração barata, restava somente encarar a si próprios e sua disfuncionalidade enquanto casal. Seu título é uma brincadeira com o clássico conterrâneo Narciso Negro. |Lunapark Pictures/Red Breast Prod. 11 minutos e 32 segundos.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar