O Dicionário Biográfico de Cinema#179: Robin Wright

 


Robin Wright, n. Dallas, Texas, 1966

Pode ser dito que Robin Wright teve duas grandes novelas (até o momento): ela foi Kelly Capwell nos 453 episódios de Santa Barbara (84-88), indicado para o Emmy diurno; e então, de 1989 em diante, por vinte anos, esteve tanto com Sean Penn, casada com ele, ou pensando em terminar o casamento - em muitos filmes desta época foi creditada "Robin Wright Penn", apesar de não me lembrar de ter visto "Sean Wright Penn".

Ao longo dos anos, tem vivido uns poucos papéis icônicos: como Buttercup em The Princess Bride [A Princesa Prometida] (87, Rob Reiner); como Jenny Curran em Forrest Gump [Forrest Gump: O Contador de Histórias] (94, Robert Zemeckis); como Tara em The Playboys [Romance Proibido] (92, Gillies MacKinnon), adorada por todos; e como Moll Flanders [Os Amores de Moll Flanders] (96, Pen Densham), mesmo o último sendo um sério desapontamento. Ela é bela, com modos mais de vencedora, mas de algum modo a tela nunca estabeleceu seu lugar ou poder.

Esteve com Jason Patrick em Denial (90, Eric Dignam); esteve em State of Grace [Tiro de Misericórdia] (90, Phil Joanou), quando conheceu Penn; Toys [A Revolta dos Brinquedos] (92, Barry Levinson); The Crossing Guard [Acerto Final] (95, Penn); Loved [Crime Passional] (97, Dignam); She's So Lovely [Loucos de Amor] (97, Nick Cassavetes) - talvez seu melhor trabalho, com Penn e John Travolta; Hurlyburly [À Beira do Caos] (98, Charles Drazan); com Kevin Costner em Message in a Bottle [Uma Carta de Amor] (99, Luis Mandoki); How to Kill Your Neighbour's Dog [Como Matar o Cão do Vizinho] (00, Michael Kalenisko); Unbreakable [Corpo Fechado] (00, M. Night Shyamalan); The Pledge [A Promessa] (01, Penn); não creditada em The Last Castle [A Última Fortaleza] (01, Rod Lurie); White Oleander [Deixe-me Viver] (02, Peter Kosminsky); uma femme fatale em The Singing Dectetive [Crimes de um Detetive] (03, Keith Gordon); dificilmente vista em Virgin (03, Deborah Kempmeir); A Home at the End of the World [A Casa do Fim do Mundo] (04, Michael Mayer); Nine Lives [Questão de Vida] (05, Rodrigo García); o direto para DVD Sorry, Haters (05, Jeff Stanzler).

Esteve em Empire Falls (05, Fred Schepisi) para a televisão e então iniciou a pegar papéis de mulheres mais velhas ou outras: Breaking and Entering [Invasão de Domicílio] (06, Anthony Minghella); Hounddog (07, Kempmeier), que ela ajudou a produzir, com Dakota Fanning como principal; uma rainha em Beowolf  (07, Zemeckis); What Just Happened [Fora de Controle] (08, Levinson); State of Play [Intrigas de Estado] (09, Kevin MacDonald); The Private Lives of Pippa Lee [A Vida Íntima de Pippa Lee] (09, Rebecca Miller); A Christmas Carol [Os Fantasmas de Scrooge] (09, Zemeckis); como Mary Surratt, sinistra e desagradável em The Conspirator [Conspiração Americana] (10, Robert Redford); a ex-mulher em Moneyball [O Homem Que Mudou o Jogo] (11, Bennett Miller); um caso passageiro em Rampart [Um Tira Acima da Lei] (11, Oren Moverman); a editora em The Girl with the Dragon Tattoo [Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres) (11, David Fincher); intrigante em Le Congrès [O Congresso Futurista] (13, Ari Folman); muito bem em Adore [Amor Sem Pecado] (13, Anne Fontaine); A Most Wanted Man [O Homem Mais Procurado] (14, Anton Corbijn).

Mas algo aconteceu - outra novela? Teve sucesso, como a esposa de Kevin Spacey em House of Cards (13-), da Netflix.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2886-87. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng