Filme do Dia: Two Strangers Who Meet Five Times (2017), Marcus Markou

 


Two Strangers Who Meet Five Times (Reino Unido, 2017). Direção e Rot. Original Marcus Markou. Fotografia Chris Fergusson. Montagem Paulyne Antoniou. Dir. de arte Eryl Ellis. Figurinos Robert Lever. Com Laurence Spellman, Sargon Yelda, Dimitri Andreas, Alister Cameron, Luko Gale, Gino Azzopardi.

Cinco encontros entre dois estranhos, Samir e Alistair. Quando crianças, Samir (Gale) e Alistair (Azzopardi) tem sua brincadeira interrompida, quando a mãe de Alistair o chama, alegando o risco dos germes. Já adultos, Samir (Yelda) é achincalhado de forma provocativamente racista por Alistair (Spellman), quando tentava utilizar o seu cartão no caixa automático. Tempos depois, Alistair vai para uma seleção de emprego comandada por...Samir, que após certo tempo o reconhece da situação anterior. Anos se passam e Alistair, agora morador de rua, reconhece Samir. Esse, retorna com dinheiro que lhe servirá para que passe algumas semanas. Já na terceira idade, Samir (Andreas), aparentemente vítima de Alzheimer ou demência, vem a ser cuidado por um voluntário, que vem a ser Alistair (Cameron).

Esse é o tipo do filme, e os curtas-metragens são particularmente atingidos por esse mal, que qualquer  possibilidade de densidade é solapada por uma moralidade prévia muito rasa e comprometedora, o que não seria diverso se a chave fosse outra dentro desse mesmo modelo, a cínica. E junta-se a isso a questão de um homem de origem árabe e um europeu típico caucasiano e se opera dentro de um senso comum em termos de sensibilidade progressista média, independente da origem do realizador se aproximar mais de um ou outro dos personagens. E isso possui um peso muito maior do que a inversão do que habitualmente se teria, de Aziz na situação desfavorável em relação a Alistair. E fica implícito, ainda por cima, que a prática de voluntariado social que Alistair se dedica ao final da vida, algo muito distante da grosseira xenofobia que foi imperativa no único encontro conflitivo entre os dois personagens, pode ter se dado após o ato de compaixão de Aziz por ele. |Double M Films. 12 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar