Filme do Dia: Scrooge; or Marley's Ghost (1901), Walter R. Booth

 


Scrooge; or Marley’s Ghost (Reino Unido, 1901). Direção: Walter R. Booth.

Essa, que é a primeira das muitas dezenas de adaptações do célebre conto de natal de Dickens, demonstra o quanto o cinema britânico se encontrava entre os mais interessantes do período, apresentando aqui uma rara tentativa de narrativa (como é o caso do mais sofisticado História de um Crime, francês), contemporâneo às experiências mais anárquicas (e também mais curtas) da Escola de Brighton. Fica patente o desajeito, para os padrões narrativos que se tornarão mais prementes ao final da década, com Griffith, com que a história é narrada, com uma longa cena inicial, no qual praticamente nada de dramático acontece, a não ser Scrooge mandar seu assistente de escritório sair. Somente na cena 2, antecipada já pela cartela, é que surge a primeira manifestação do fantasma, que ganha face na aldabra da porta. Quando se senta para desfrutar de sua refeição, um pouco mais relaxado, Scrooge percebe assustado a volta do espírito, representado por uma sobreimpressão que apresenta “cenas” de como fora pérfido em sua vida, também entrevistas como sobreposições (antecipando o recurso das “imagens” como uma didática edulcadora para a transformação moral de Griffith, em filmes como A Drunkard’s Reformation, em quase uma década). A terceira e última cena já apresenta um Scrooge devidamente “regenerado”, propiciando uma generosa ceia de natal para um grupo de crianças, inclusive uma inválida. Desnecessário dizer que a cenografia é tosca como habitual então, a câmera sempre permanece fixa e as atuações são cheias de arroubos que soam tão excessivos e teatrais quanto os cenários. Paul’s Animatograph Works/Robert W. Paul para Robert W. Paul. 6 minutos e 31 segundos.

 

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