Filme do Dia: Scrooge; or Marley's Ghost (1901), Walter R. Booth
Scrooge; or Marley’s Ghost (Reino Unido, 1901). Direção:
Walter R. Booth.
Essa, que é a primeira das muitas
dezenas de adaptações do célebre conto de natal de Dickens, demonstra o quanto
o cinema britânico se encontrava entre os mais interessantes do período,
apresentando aqui uma rara tentativa de narrativa (como é o caso do mais sofisticado
História de um Crime, francês),
contemporâneo às experiências mais anárquicas (e também mais curtas) da Escola
de Brighton. Fica patente o desajeito, para os padrões narrativos que se
tornarão mais prementes ao final da década, com Griffith, com que a história é
narrada, com uma longa cena inicial, no qual praticamente nada de dramático
acontece, a não ser Scrooge mandar seu assistente de escritório sair. Somente
na cena 2, antecipada já pela cartela, é que surge a primeira manifestação do
fantasma, que ganha face na aldabra da porta. Quando se senta para desfrutar de
sua refeição, um pouco mais relaxado, Scrooge percebe assustado a volta do
espírito, representado por uma sobreimpressão que apresenta “cenas” de como
fora pérfido em sua vida, também entrevistas como sobreposições (antecipando o
recurso das “imagens” como uma didática edulcadora para a transformação moral
de Griffith, em filmes como A Drunkard’s
Reformation, em quase uma década). A terceira e última cena já apresenta um
Scrooge devidamente “regenerado”, propiciando uma generosa ceia de natal para
um grupo de crianças, inclusive uma inválida. Desnecessário dizer que a
cenografia é tosca como habitual então, a câmera sempre permanece fixa e as
atuações são cheias de arroubos que soam tão excessivos e teatrais quanto os
cenários. Paul’s Animatograph Works/Robert W. Paul para Robert W. Paul. 6
minutos e 31 segundos.
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