O Dicionário Biográfico de Cinema#126: Hugh Grant
Hugh Grant, n. Londres, 1962
Com seu queixo caído e lábios carnudos, sua cabeleira e maneiras hesitantes, Hugh Grant parece um refugiado do teatro dos anos 30 - ou um espirro incipiente procurando por um nariz vago. Que ele tenha seguido com isto - ou tenha ido tão longe - atesta o especial sentimentalismo americano de caramelo macio para britânicos. Naturalmente, e não é pequeno o papel de suas bem sucedidas comédias românticas, todos desistam do fantasma antes que acabem, como se tivessem sucumbido aos maneirismos irritantes que passam por atuação em Grant.
Foi para Oxford e trabalhou no teatro. Seu primeiro filme - como Hughie Grant - foi o situado em Oxford, Privileged (82, Michael Hoffman), como "Lord Adrian". Também interpretou Apsley Cherry-Garrard numa versão televisiva de The Last Place on Earth (85, Ferdinand Fairfax). Sua carreira nas telas iniciou propriamente uns poucos anos após: Maurice (87, James Ivory); White Mischief [Incontrolável Paixão] (88, Michael Radford); The Lair of the White Worm [A Maldição da Serpente] (88, Ken Russell); como Byron, em Remando al Viento [Rowing with the Wind] (89, Gonzalo Suárez); como Chopin em Impromptu [George e Frederic] (90, James Lapine); Crossing the Line [Vencer ou Morrer] (91, David Leland); Bitter Moon [Lua de Fel] (92, Roman Polanski); um sucesso chamativo em Four Weddings and a Funeral [Quatro Casamento e um Funeral] (94, Mike Newell); Night Train to Venice [O Último Trem para Veneza] (95, Carlo U. Quinterio); Sirens [Sereias] (94, John Duigan); An Awfully Big Adventure [Jogos de Ilusão] (95, Newell); The Englishman Who Went Up a Hill but Came Down a Mountain [O Inglês que Subiu a Colina e Desceu a Montanha] (95, Christopher Monger); Nine Months [Nove Meses] (95, Chris Columbus); Restoration [O Outro Lado da Nobreza] (95, Hoffman); Sense and Sensibility [Razão e Sensibilidade] (95, Ang Lee); Extreme Measures [Medidas Extremas] (96, Michael Apted) - que foi produzido por Elizabeth Hurley, sua então companheira (quando não estava avaliando, ele próprio, as prostitutas hollywoodianas e sendo pego - a síndrome do espirro sem morada; supostamente respirando o mesmo ar de Julia Roberts em Notting Hill [Um Lugar Chamado Notting Hill] (99, Roger Michell); Mickey Blue Eyes [Mickey Olhos Azuis] (99, Kelly Makin); Small Time Crooks [Trapaceiros] (00, Woody Allen); Bridget Jones' Diary [O Diário de Bridget Jones] (01, Sharon Maguire); About a Boy [Um Grande Garoto] (02, Paul e Chris Weitz); Two Weeks Notice [Amor à Segunda Vista] (02, Marc Lawrence); como primeiro-ministro em Love Actually [Simplesmente Amor] (03, Richard Curtiss); Bridget Jones: The Edge of Reason [Bridget Jones, no Limite da Razão] (04, Beeban Kidron); American Dreamz [Tudo pela Fama] (06, Weitz); Music and Lyrics [Letra e Música] (07, Lawrence) - com Drew Barrymore; Did You Hear About the Morgans? [Cadê os Morgan?] (09, Lawrence) - com Sarah Jessica Parker.
Deu uma respirada e retornou para o pesadelo de Cloud Atlas [A Viagem] (12, os Wachowskis e Tom Tykver). Mas tem um encontro com Bridget Jones's Baby [O Bebê de Bridget Jones].
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Movies. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1078-79.
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