Guia Crítico de Diretores Japoneses#6: Yasuki Chiba
CHIBA, Yasuki
(24 de junho, 1910 - 18 de setembro, 1985)
千葉泰樹
Ainda que lembrado grandemente por seus shomin-geki do pós-guerra, Chiba se especializou inicialmente em filmes de época, antes de conquistar sucesso comercial, com romances populares tais como Hideko no Ôendanchô (Hideko the Cheerleader, 1940), um veículo para a adolescente Hideko Takamine. Entre seus filmes no período de guerra, Renga Jokō (Women's Brick Factory, 1940; lançamento 1946), uma história sobre trabalhadoras de fábricas, foi banido por seus sentimentos proletários, enquanto Shiroi Hekiga (The White Mural, 1942), filmado em locações em Okinawa, foi a narrativa humanista de um médico do continente, tratando de malária grave (*) em meio à população nativa.
A reputação de Chiba para histórias de amor levou-o a ser-lhe atribuído, após a guerra, Are Yo no Seppun (A Certain's Night Kiss, 1946), no qual o muito antecipado primeiro beijo do cinema japonês é infamemente obscurecido por um guarda-chuva. Apesar disso, a obra de Chiba nos anos 50 apresentava uma nova individualidade, combinando drama pessoal com comentário social. Em Himawara Musume (Sunflower Girl, 1953), o afeto de uma mulher por seu patrão causa conflito com os trabalhadores com maior consciência de classe, enquanto em Onibi (Death Fire, 1956), um empregado de uma companhia de gás demanda favores sexuais de uma mulher pobre, em troca de pagamento. Chiba também foi admirado por seu criativo uso de cenários de época: Yajikita Dōchūki (The Happy Pilgrimage, 1958) foi um excêntrico jidai-geki sobre uma dupla de samurais que embarcam em uma peregrinação a Ise, como forma de escapar de suas mulheres. Mais frequentemente, no entanto, Chiba ambienta seus filmes no passado recente. Shitamachi (Downtown, 1957), baseado em um romance do escrito favorito de Mikio Naruse, Fumiko Hayashi, transmitiu a mentalidade desanimada do período de ocupação, através de sua descrição de um romance condenado. Okashina Yatsu (Crazy Guy, 1956), recontava a história de vida de um intérprete rakugo, dos anos 20 até a Ocupação, e foi notável por suas súbitas mudanças de comédia à tragédia; como Downtown (foto), finaliza com um inesperado acidente fatal. A série Ōban (Large Size, 1957-8) é geralmente considerada a obra mais significativa de Chiba, descrita por Donald Richie como "uma crônica balzaquiana de várias quedas e ascensões" de um jovem ambicioso, nos idos da era Showa.
Nos anos 60, Shiba trabalhou em co-produções internacionais, como Honkon no Yoru (A Night in Hong Kong, 1961) e Honkon no Hoshi (A Star of Hong Kong, 1962), ambas histórias sentimentais de casos amorosos entre homens japoneses e mulheres chinesas. Com Futari no Musuko (Different Sons, 1961) e Chinchōge (The Daphne, 1966), dirigiu sagas familiares melodramáticas, descrevendo as dificéis relações entre pais e filhos. Ainda que diversos de seus filmes tenha distribuição assegurada no estrangeiro à época, Chiba é agora negligenciado, mesmo no Japão. A amplitude de seus temas e sua alta reputação em seus dias sugerem que ele merecia uma reavaliação.
1930 Surōnin shōbai ōrai / Trade and Traffic of a Humble Ronin
Kunisada Chūji: Kantō daisatsu hen / Chuji Kunisada: The Great Kanto Murder
Tenpō yogarasuden / Chronicle of a Night Crow in the Tenpo Era
Yūkyō shiranami hanashi / Story of Debauchery and White Waves
Osaraba Denji / Farewell, Denji
1931 Oshiroigumo / Spider with a Powdered Face
Jinsei Hizakurige / Life and Shank’s Mare
Hakone arashi otoko no tabi / Travels of a Stormy Man in Hakone
Ada shamisen / Shamisen of Revenge
Kyōkotsu date kurabe / Chivalry Competition
Usuisansai hiwa: Matsuyama Onami / Secret Story of the Fortress on Mt. Usui: Onami of
Matsuyama
Matsuyama Onami: Gojitsudan / Onami of Matsuyama: Sequel
Kekka / River of Blood
Tenka no bushi / The Shogun’s Warrior
Shunjū nagadosu / Spring and Autumn with a Long Sword
Tsubanari Kōshūji / Ringing Swords on the Koshu Road
Kagokaki kenpō / Fighting Style of a Palanquin Bearer
Tsubakuro no Otaki / Otaki the Swallow
Mujun / Contradiction
Matatabi jingi / Wanderers’ Code
Inaka musume shuren no hayawaza / Sleight of Hand of a Country Girl
1932 Kinkanban Jinkurō / Jinkuro of the Golden Sign
Mito Kōmon / Mito Komon
Byakko / The White Fox
Datezakura / Cherry Blossom of Date
Ansei taigoku / The Ansei Incident
Gijin Guhō / The Story of Wu Pong (lit. The Righteous Man Wu Pong) (Taiwan; co-director)
1933 Kaishinshi / Mysterious Gentleman (Taiwan)
Koi no odoriko / Dancing Girl of Love
Boku no seishun / My Youth
1934 Hiren no honoo / Flames of Tragic Love
Jūdō senshu no koi / The Love of a Judo Player
Ureshii musume / Happy Girl
Nihon koko ni ari / Here Is Japan
Geisha sandaiki / Record of Three Generations of Geisha
1935 Akachan to daigakusei / The Baby and the Student
Jakku kenkachō / Jack’s Fighting Notebooks
Makaze koikaze / Wind of Seduction, Wind of Love
Koi nyōbō / My Beloved Wife
Tanoshiki wakaremichi / The Happy Road of Separation
1936 Anata to yobeba / If I Call You
Koi wa ame ni nurete / It Rains on Our Love
Shōkyū sake gassen / Advancement by Drinking Competition
Onna no kaikyū / Woman’s Rank
Uchi no nyōbō nya hige ga aru / My Wife Has a Beard
1937 Ren’ai bekarazu tokuhon / Textbook against Love
ĀA, sore na no ni / Ah, Even Though...
Bokō no hanagata / Star of the Alma Mater
Takarajima sōdōki / Record of Trouble on Treasure Island
Kokkyō no fūun / Border Situation
Gunshin Nogi-san / Nogi, God of the Army
Utsukushiki taka / Beautiful Hawk
Atashi kōfuku yo / I Am Happy
1938 Magokoro banzai / Viva Sincerity
Hito wa wakamono / People Are Young
Jinsei gekijō: Zankyō hen / Theater of Life: Chivalry Chapter
Sugikyō no saiminjutsu / Sugikyo’s Hypnotism
Josei kōro / Women’s Journey
1939 Chijō tengoku / Heaven on Earth
Dōke no machi / Town of Folly
Hanazono no tenshi / Angel in the Flower Garden
Nēsan no oyomeiri / Older Sister’s Marriage
Kūsō buraku / Fantasy Village
1940 Hideko no ōendanchō / Hideko the Cheerleader
Hikoroku naguraru / Hikoroku Is Beaten
Hanzuiin Chōbei / Chobei Hanzuiin
1941 Josei shinsō / Women’s New Clothes
1942 Shiroi hekiga / The White Mural
Umineko no minato / Seagull Harbor
1943 Aozora kōkyōgaku / Symphony of the Blue Sky
1944 Chi no tsumemoji / Letters Scratched in Blood / Words the Bloody Fingernails
Wrote
1945 Sugata naki teki / Invisible Enemy
1946 Hyōtan kara deta koma / Unexpected Dividend (lit. Spinning Top from a Gourd)
Renga jokō / Women’s Brick Factory (made in 1940)
Aru yo no seppun / A Certain Night’s Kiss
1947 Hana saku kazoku / Blossoming Family
Kōfuku e no shōtai / Invitation to Happiness
1948 Utsukushiki hyō / Beautiful Leopard
Ikiteiru gazō / The Living Portrait
1949 Niizuma kaigi / New Wives’ Conference
Onna no tatakai / Woman’s Struggle
Kamen butōkai / Masked Ball
1950 Tōkyō mushuku / Tokyo Wanderer
Tsuma to onna kisha / Wife and Woman Journalist
Yama no kanata e: Daiichibu: Ringo no hoo / Beyond the Mountains: Part One:
Applecheek
Yama no kanata e: Dainibu: Sakana no seppun / Beyond the Mountains: Part Two: Fish’s
Kiss
Yoru no hibotan / Red Peony of Night
1951 Wakai musumetachi / Young Girls
Nakinureta ningyō / Weeping Doll
Wakōdo no uta / Song of a Young Person
1952 Keian hichō / Secret Notes of the Keian Period
Kin no tamago / The Golden Egg
Tōkyō no koibito / Tokyo Sweetheart / Jewels in Our Hearts
Oka wa hanazakari / Hill in Bloom
1953 Himawari musume / Sunflower Girl / Love in a Teacup
Aijō ni tsuite / About Love
Kōfuku-san / Mr. Happiness
1954 Koyoi hito yoru o / Tonight’s the Night
Kakute yume ari / Thus I Dreamed
Aku no tanoshisa / Temptation of Pleasure / Happy to Be Bad
1955 Magokoro no hana hiraku: Jokyū / Blossoming Flowers of Sincerity: Hostess
Sararīman / Salaryman
Atsukama-shi to Oyakama-shi / Mr. Impudent and Mr. Noisy
Zoku sararīman / Salaryman 2
1956 Hesokuri shachō / The President’s Boss
Zoku hesokuri shachō / The President’s Boss 2
Onibi / Death Fire
Kōjinbutsu no fūfu / Loving Couple
Okashina yatsu / Crazy Guy
1957 Ōban / Large Size / Mr. Fortune Maker
Zoku ōban: Fūun hen / Large Size 2: Sinister Chapter / Mr. Fortune Maker 2: Sinister
Chapter
Shitamachi / Downtown
Zoku zoku ōban: Dotō hen / Large Size 3: Angry Waves Chapter / Mr. Fortune Maker 3:
Angry Waves Chapter
1958 Yajikita dōchūki / The Happy Pilgrimage / Yaji and Kita on the Road (lit.)
Ōban: Kanketsu hen / Large Size: Concluding Part / Mr. Fortune Maker: Concluding Part
Yajikita dōchūki: Sugoroku / The Happy Pilgrimage: Backgammon / Yaji and Kita on the
Road: Backgammon (lit.)
1959 Kitsune to tanuki / Fox and Raccoon Dog
Wakai koibitotachi / Young Lovers
1960 Haori no taishō / The Happicoat Comedian / General in a Cloak (lit.)
Gametsui yatsu / Greedy Guy / This Greedy Old Skin
1961 Ginza no koibitotachi / Lovers of Ginza
Honkon no yoru / A Night in Hong Kong
Futari no musuko / Different Sons / Two Sons (lit.)
1962 Honkon no hoshi / A Star of Hong Kong
Kawa no hotori de / By the River’s Edge / Born in Sin
1963 Onna ni tsuyoku naru kufū no kazukazu / Many Ways to Attract Women
Ōban: Sōshū hen / Large Size: Complete Version / Mr. Fortune Maker: Complete Version
Honoruru Tōkyō Honkon / Honolulu-Tokyo-Hong Kong
Miren / Lingering Affection
1964 Hadaka no jūyaku / The Naked Executive
Danchi nanatsu no taizai / Seven Deadly Sins in a Housing Complex
1966 Bankokku no yoru / A Night in Bangkok
Chinchōge / The Daphne
1968 Haruranman / Spring Abundance / Devils-in-Law
Kawachi fūtenzoku / The Carefree Tribe of Kawachi / Hippies of Kawachi
Wakamono yo chōsen seyo / Young Challengers
1969 Mito Kōmon man’yūki / Record of Mito Komon’s Pleasure
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors - from the Silent Era to the Present Day. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008, pp. 41-45.
(*) N. do T: literalmente febre da água negra, uma variação grave da malária que não possui um termo similar, ao menos de grande difusão, em língua portuguesa.
Comentários
Postar um comentário