Filme do Dia: Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio (2002), Rosemberg Cariry



Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio (Brasil, 2002). Direção e Rot. Adaptado: Rosemberg Cariry & Ronaldo Brito E. Assis, baseado no conto do último. Fotografia: Antônio Luiz Mendes. Montagem: Severino Dadá & Rosemberg Cariry. Dir. de arte e Cenografia: Márcio Rodarte. Figurinos: Albanita Camurça. Com: Dira Paes, Chico Diaz, Muriel Racine, Via Negromonte, Sofia Xavier, Tony Silva, J.W Solha, B. de Paiva, Cláudio Jaborandy, Joca Andrade, Ceronha Pontes.

A Saga de Lua Cambará, encontrada por um judeu errante ao lado da mãe morta, no sertão cearense do final do século XIX. Levada pelo judeu até a casa de seu verdadeiro pai, um rico coronel, onde irá sofrer preconceitos por conta de sua cor. Forte e destemida, assumirá o comando da fazenda após a morte do coronel, matando com as próprias mãos a maior ameaça  para si própria, na figura do irmão do coronel e enfrentando e matando igualmente seu filho (Andrade). No plano afetivo, no entanto, não possui a mesma sorte. Apaixonada por um de seus empregados (Diaz), vive atormentadamente um amor não correspondido e acaba apelando para que outro empregado (Jaborandy) assassine a esposa de seu amado (Pontes). Vítima de seu próprio caráter, morre alucinada, nas mãos de sua mãe negra.

Com uma produção superior a de seus filmes anteriores, torna-se presa de um crescente clacissismo por parte de Cariry que, ao mesmo tempo em que freia com a possibilidade de uma maior ousadia e inventividade, tampouco consegue seduzir e envolver, como no caso de um cinema acadêmico bem sucedido. Ainda que conte com boas interpretações (da mesma dupla de Corisco & Dadá) e alguns bons momentos isolados, o resultado final é grandemente prejudicado pelo uso abusivo de clichês, seja em termos de estrutura narrativa (o batido recurso, por sinal mal costurado, de um prólogo e uma seqüência final que justifiquem a representação da lenda) ou na própria diegese, presa em grande parte do heróico feminismo precoce da protagonista. Embora o feminismo vanguardista de Cambará tenha sido uma constante na produção cinematográfica mundial, principalmente em tempos de leituras politicamente corretas, deve-se frisar que aqui ele é contrabalançado pela caricatura de poder e rigidez em que se transforma Lua, após assumir o “lugar de homem” – paralelos podem ser traçados com Dora, Doralina de Perry Salles. Pior de tudo, no entanto, é um certo caráter postiço e involuntariamente kitsch que se impõe crescentemente ao filme, associado, no mais das vezes, a uma certa aura de realismo fantástico. Talvez o que de melhor fique seja justamente a reflexão sobre como os próprios marginalizados sociais tendem a se transformar em tiranos tão ou mais implacáveis que seus próprios algozes, tema constantemente realçado pela filmografia de cineastas como Fassbinder. Cariry Filmes. 94 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar