Filme do Dia: La Tía Tula (1964), Miguel Picazo




La Tía Tula (Espanha, 1964). Direção: Miguel Picazo. Rot. Adaptado: José Miguel Hernán, Miguel López Yubero, Miguel Picazo & Luis S. Enciso, a partir do romance de Miguel de Unamuno. Fotografia: Juan Julio Baena. Música: António Pérez Olea. Montagem: Pedro del Rey. Cenografia: Luis Argüello. Com: Aurora Bautista, Carlos Estrada, Irene Gutiérrez Caba, Enriqueta Carballeira, Carlos Sánchez Jiménez, Mari Lolo Cobos, Chiro Bermejo, José Maria Prada, Paul Ellis.

Tula (Bautista) assume o lugar de mãe das crianças Ramirín (Jiménez) e Tulita (Cobos), quando sua irmã morre e deixa viúvo Ramiro (Estrada), que logo se sente atraído pela nora. Extremamente devota da igreja, Tula rejeita sistematicamente os avanços de Ramiro, como já rejeitara os de um pretendente seu na cidade, Emilio (Bermejo). Sua postura fleumática apenas se vê abalada quando na noite que retorna de uma despedida de solteira, fica sabendo que Ramiro engravidou uma jovem prima sua, Juanita (Carballeira), das férias passadas na propriedade de um tio (Ellis), pedindo transferência de seu emprego. Na estação a maior comoção fica na seperação de Tula das duas crianças.

Mesmo que seja formalmente menos arrojado que alguns expoentes do cinema novo do país vizinho (como Domingo à Tarde, de António de Macedo, de 1966), e mais próximo das facilidades do romanesco, trata-se de uma obra de expressiva sintonia entre o seu estilo (no qual se destaca a esplendorosamente contida fotografia em p&b de Baena) e suas interpretações. Sua descrição do patriarcalismo naturalizado e profundamente enraizado nas relações sociais assoma tanto na diferenciação de tratamentos dispensados à menina e ao menino quanto, e mais empedernidamente, na aura de sexo presente em quase que todos os gestos e alusões. Picazo parece seguir a trilha de Buñuel, de quem batizaria um filme tempos depois em evidente alusão a outro, dirigido na mesma época por esse (Los Claros Motivos del Deseo). À figura de Tula, ao mesmo tempo que se adéqua aos códigos desse patriarcalismo, em sua carolice aparentemente assexuada, rebela-se contra algumas das diretrizes do mesmo, incluindo a voz “autorizada” do padre, ao negar se casar com o cunhado. Picazo guarda alguns momentos de lirismo, para aqueles que rompem com o espaço doméstico, no qual boa parte da história se desenrola, como o da visita de pai e filho ao túmulo da esposa/mãe ou, mais intensamente, o momento epifânico vivido por Tula nos jardins em que brincara na infância. Nesse sentido, sua elaboração das relações familiares é uma versão mais convencionalmente pudica e pequeno-burguesa da explorada por Bertolucci em seu Antes da Revolução. Uma sequência um tanto à parte, da investida não bem-sucedida de Ramiro em busca de sexo, poderia antecipar algo similar em filme posterior de Pasolini, envolvendo twist, embora no filme de Pasolini  (Gaviões e Passarinhos)  seja uma situação homossocial, enquanto aqui demonstra o abismo que existe entre a forma de vestir e a postura empertigada e tensa de Ramiro e os jovens a se divertir com a música, como os de Pasolini já tocados pelos ecos da revolução de costumes e da influência norte-americana. Ramiro, pelo contrário, incapaz de dar vazão aos seus desejos, após a acomodatícia vida de casado, literalmente estupra a garota com quem casará.  Ao final, o filme flerta com uma ambiguidade, que abre espaço para uma percepção outra de Tula (será de fato ela a mãe das crianças?), ainda que sob o risco de pôr a perder o que foi construído até então, a não ser que observado pelo prisma da culpa de Tula após a morte da irmã – de quem não somos informados do motivo. O relativo afastamento de todos os dramas apresentados, já presente na cena inicial da garota carregando a coroa de flores para o funeral da irmã de Tula, favorece bastante o filme. Eco-Surco. 109 minutos.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar