O Dicionário Biográfico de Cinema#126: Mark Sandrich

 

Mark Sandrich (1900-1945), n. Nova York

1928: Runaway Girls [Pequenas Transviadas]. 1930: The Talk of Hollywood. 1933: Melody Cruise [Cruzeiro dos Amores]; Aggie Appleby, Maker of Men [Treinando Homens]. 1934: Hips, Hips, Hooray! [Hip, Hipie, Hurrah]; Cockeyed Cavaliers [Bambas da Idade Média]; The Gay Divorcee [A Alegre Divorciada]. 1935: Top Hat [O Picolino]. 1936: Follow the Fleet [Nas Águas da Esquadra]; A Woman Rebels [Liberta-te, Mulher!]. 1937: Shall We Dance? [Vamos Dançar?]. 1938: Carefree [Dance Comigo]. 1939: Man About Town [O Terror dos Maridos]. 1940: Bucky Bennie Rides Again [Romeu a Cavalo]; Love Thy Neighbour [Dois Bicudos não Se Beijam]. 1941: Skylark [Com Qual dos Dois?]. 1942: Holiday Inn [Duas Semanas de Prazer]. 1943: So Proudly We Hail! [A Legião Branca]. 1944: Here Comes a Wave [Tentação da Sereia]; I Love a Soldier [Serei Sempre Tua].

Sem sequer sugerir que ele possui o olho orgiástico de Busby Berkeley, a engenhosidade de Stanley Donen, ou o senso de personagem e de fantasia de Minnelli, Mark Sandrich ainda assim possui um lugar na história do musical. Foi ele que manteve a alegre e assexuada elegância e o contraste entre a cartola preta/gravata branca de A Alegre Divorciada, O Picolino, Nas Águas da EsquadraVamos Dançar? e Dance Comigo, o principal núcleo dos musicais da dupla Astaire/Rogers na RKO. Talvez Sandrich não tenha sido mais que um hábil registrador dos desenhos de Astaire, mas estes filmes possuem uma alegria genuína e um sentimento por luxúria decente e exuberância polida, que é parte de nossa visão dos anos 30. Sandrich singrou  em uma onda de filmes que envelheceu bem pior, mas Duas Semanas de Prazer - uma parelha na Paramount de Astaire e Crosby - possui a confiança brilhante dos filmes da RKO e a fácil cobertura da dança, que foi inovadora em sua intimidade. Sandrich e Astaire demonstraram que a dança no cinema podia ser como uma conversação; nos Warners podia ser magnífica, mas sempre um conjunto de peças.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of the World. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2346-47. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng