Filme do Dia: Trapaceiros (2000), Woody Allen


Resultado de imagem para os trapaceiros woody allen


Trapaceiros (Small Time Crooks, EUA, 2000). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Zhao Fei. Montagem: Alisa Lepselter. Dir. de arte: Santo Loquato & Tom Warren. Cenografia: Jessica Lanier. Figurinos: Suzanne McCabe. Com: Woody Allen, Tracey Ullman, Elaine May, Hugh Grant, Elaine Stritch, Michael Rapaport, Jon Lovitz, Brian Markinson.
Ray Winkler (Allen), casado há muitos anos com Frenchy (Ullman), está cansado de sua medíocre vida de classe média baixa e resolve assaltar a um banco. Depois de conseguir vencer a resistência da esposa, reúne sua poupança e a de um grupo de amigos para alugar um imóvel próximo ao banco. Eles montam uma doceria, de fachada, enquanto no subterrâneo cavam um túnel para o banco. Porém a loja ganha notoriedade e atrai a mídia, enquanto o túnel vai parar em uma butique. Um ano depois, Ray e Frenchy tornam-se multimilionários com a comercialização em massa dos biscoitos. Porém, a vida sonhada de Ray não ocorre, já que Frenchy deseja igualmente em fazer parte da elite culta e contrata como assessor David Grant (Grant), um espertalhão que pretende dar o golpe do baú. Enquanto Frenchy vai ao circuito refinado de teatros e museus, Ray prefere divertir-se jogando com os amigos. A relação desgastada, tem seu golpe de misericórdia quando Frenchy decide viajar para a Europa, a convite de David. Ray aproxima-se da abobalhada prima de Frenchy, May Sloan (May). A traição não se concretiza em nenhum dos dois lados. Frenchy perde todo o seu império, roubada pelos contadores, enquanto Ray planeja, juntamente com May, um assalto ao famoso diamante da perua da sociedade Chi Chi Potter (Stritch), em uma festa na casa dela. Na mesma festa, sabe da tragédia de Frenchy e resolve visitá-la. Descobrem que o golpe não fora bem sucedido e que Ray ficara com a cópia que deveria substituir o verdadeiro colar. Porém as esperanças de mudaram-se para Miami surgem da joia que Frenchy dera de presente a David, e depois reavera sem ele sabê-lo.
Trabalhando com tipos distantes do universo chique de Manhattan que usualmente trata (assim como em A Rosa Púrpura do Cairo e, principalmente, Broadway Danny Rose), Allen realizou uma fábula moral sobre o desejo de riqueza, mais bem sucedida que outra tentativa recente, quando satirizava a sede de sucesso (Celebridades). Um dos charmes do filme é o tom camaleônico da narrativa que envereda inicialmente pelo suspense, tentativa que é bruscamente truncada com a descoberta do plano. Passa-se então ao tom documental televisivo (ao estilo de Cidadão Kane), que ironiza com o despojamento intelectual dos novos ricos e que, na verdade, cumpre com a função de apresentar a mudança radical do padrão de vida do casal (o tema da mudança financeira radical a partir de uma idéia de doces domésticos é semelhante a do clássico melodrama Imitação da Vida, de John M. Sthal). Depois aproxima-se mais do universo dramatúrgico do próprio Allen. Outro de seus trunfos é a irônica constatação que, enquanto Ray traçava planos mirabolantes para enriquecer, mal percebia que possuía uma mina de ouro no talento culinário da própria esposa, assim como o fato de ficarem ricos não lhes deu a liberdade sonhada, antes pelo contrário (Ray não consegue mais divertir-se da mesma forma e sente-se abandonado pela esposa, enquanto esta sente-se frustrada ao perceber que nunca consegue integrar-se ao universo elegante do qual pretende fazer parte). Assim como o fato de que, mesmo o tom cômico sustentando-se, em grande parte, no deboche da falta de cultura do casal, Allen nunca deixa de nutrir uma forte simpatia pelo mesmo. O tom husteano que permeia o filme (não é à toa que o personagem vivido por Allen realiza um comentário sobre O Tesouro de Sierra Madre) tem seu clímax na constatação que o policial que descobriu o plano, foi quem acabou lucrando com todo o negócio, fugindo com seus parceiros contadores que indicara para o grupo, como forma de livrá-los da prisão. As interpretações são impecáveis, sobretudo as mulheres vividas por Ullman, May e Stritch. Pela primeira vez, em muitos anos, alguns dos colaboradores técnicos habituais do cineasta não participaram, sendo também a primeira vez que o cineasta trabalha com o cinegrafista dos filmes de Zhang Yimou. Sweetland Films. 94 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar