Filme do Dia: Armadilha Mortal (1982), Sidney Lumet

 


Armadilha Mortal (Deathtrap, EUA, 1982). Direção: Sidney Lumet. Rot. Adaptado: Jay Presson Allen, a partir da peça de Ira Levin. Fotografia: Andrzej Bartkowiak. Música: Johnny Mandel. Montagem: Jack Fitzstephens. Dir. de arte: Tony Walton & Eduardo Pisoni. Cenografia: George DeTitta Sr. Figurinos: Tony Walton. Com: Michael Caine, Christopher Reeve, Dyan Cannon, Irene Worth, Henry Jones, Joe Silver, Tony DiBenedetto, Al LeBreton.

Escritor de peças de mistério que um dia foram sucesso, Sidney (Caine), desesperado com o fracasso de mais uma de suas peças, desaba ao chegar em casa diante de sua esposa, Myra (Cannon) e decide chamar um jovem talento que lhe enviou uma peça interessante, Armadilha Mortal, Clifford (Reeve). Porém, em meio a conversa uma tensão surge, Clifford é algemado e quando respira aliviado por ter Sidney encontrado a chave que o livrará, descobre que não se trata da chave e Sidney voa em cima dele sufocando-o barbaramente até a morte, para o terror da testemunha ocular de tudo. No dia seguinte, recebem a visita de uma vizinha abelhuda e sensitiva, Helga ten Dorp (Worth), que sente uma energia pesada no ar. E adivinha diversas coisas vinculadas ao casal.

Lumet se delicia com a estrutura do filme de charada, aproximando-se mais dos exemplos menos associados com a ideia obsessiva de quem teria sido o autor do crime, que com jogos e reviravoltas nas relações de poder, de forma mais descompromissada do que talvez tenha sido seu modelo maior (e mais bem sucedido), Jogo Mortal. Aqui a referência (e reverência) ao teatral surge menos como incorporada em sua ficção, muito distante do brilho dos diálogos e da intepretação relativamente não naturalista do filme de Mankiewicz, que no jogo frenético de espelhamentos entre vida e ficção, até mesmo antropofagizando o próprio evento dramático retratado ao final. E fazendo uso do teatro e do palco em que a peça de Levin ainda era encenada sob direção de Robert Moore (Assassinato por Morte).  E Lumet também incorpora referências ao universo desse subgênero de filmes, trazendo o Caine de Jogo Mortal, a quem batiza com o primeiro nome de si próprio e a Cannon de outro filme contemporâneo, dos primeiros anos da década anterior, O Fim de Sheila. Nessa investida, uma das mortes mais incômodas a ser representada – de longe a cena mais forte de todo o subgênero, ao menos no período que abrange a década de 70 e idos da seguinte – paradoxalmente demonestrará ser cênica como no teatro e golpes de efeito ganham corpo em repertório mais próximo do horror (assim como a casa mal assombrada em noite de tempestada, embora essa seja de um estilo e decoração bem distante do gótico habitual, incorporados a Assassinato por Morte), por parte de um autor, cuja adaptação cinematográfica mais célebre se ancorou no gênero (O Bebê de Rosemary). O arsenal de armas, aparentemente meros objetos de cena, que Sidney possui em sua casa são evocados em uma releitura posterior desse ciclo de filmes, citando vários dos mesmos, Entre Facas e Segredos. A representação feminina da esposa aqui é construída com uma histeria e abestalhamento de tinturas misóginas. Warner Bros. 116 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar