Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#62: Juan Pablo Rebella

 

REBELLA, Juan Pablo (Uruguai, 1974-2006). Um chocante suícidio com a idade de 32 anos, quando Juan Pablo Rabella e seu co-diretor, haviam finalmente posto a ficção uruguaia no mapa internacional com 25 Watts (2001) e Whisky (2004). Nascido em Montevideu estudou comunicação na Universidade Católica da cidade, onde conheceu seu colega de estudos Stoll. Passaram a dirigir curtas e a dupla também a trabalhar juntos na publicidade e na televisão. Co-escreveream e dirigiram um série de animação para a TV, El Service, e trabalharam em dois aclamados curtas, Buenos y Santos (1997) e Victor e los Elejidos (Victor e os Escolhidos, 1999). Sua colaboração seguinte foi a comédia "preguiçosa" 25 Watts. Três jovens, Leche (Daniel Hendler), Javi (Jorge Temponi) e Seba (Alfonso Tort), ainda estão acordados da beberrança da noite anterior, e o filme segue-os por 24 horas de tédio, encontrando personagens esquisitos das vizinhanças, falando coisas sem nexo, bebendo, fumando, conversando sobre garotas...Claramente influenciado por comédias "preguiçosas" americanas tais como Stranger Than Paradise (Estranhos no Paraíso, Jim Jarmusch, 1984) e Clerks (O Balconista, Kevin Smith, 1994), 25 Watts possuía o sabor distinto dos bairros de Montevideu e foi premiado em sua estreia mundial no Festival de Roterdã, onde levou o prêmio Tiger e Movie Zone para longas estreantes. Após conquistarem prêmios em numerosos outros festivais, incluindo o Festival de Cine de Bogotá (Colômbia), o Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (BAFICI, Argentina), e o Festival Internacional del Nuevo Cine Latino Americano em Havana, o filme foi lançado em diversos países, incluindo Argentina, Holanda, França e Peru; venceu o prêmio dos críticos uruguaios para melhor produção local e, por fim, foi lançado em DVD nos Estados Unidos, em 2004. 

Ainda que Rebella e Stoll tenham tido novamente de levantar fundos com indivíduos e companhias locais, assim como estrangeiras, foram capazes de assegurar uma subvenção do Fondo para o Fomento y Desarollo de la Producción Audiovisual Nacional (FONA), em Montevideu, para seu segundo longa, Whisky. Considerando que foca na vida de dois irmãos sexagenários, este filme desfrutou um surpreendente sucesso, local e internacional, crítico e comercial. Com os realizadores visitando o festival de cinema de Locarno com um novo roteiro em mãos, Rebella foi encontrado morto em seu apartamento nas horas iniciais da manhã por Stoll e a namorada do primeiro. Encontraram-no sentado em frente ao seu computador, com um tiro na cabeça, uma arma e meia garrafa de uísque ao lado. Em seu obituário, Ronald Bergman persuasivamente concluiu que a natureza melancólica dos filmes do duo devia ser suprida pelo "alto, magro e sombrio" Rebella, enquanto o humor emanava do "baixo, louro e atarracado" Stoll. 

Texto: Rist, Peter H. The Historical Dictionary of South American Film. Plymouth: Rowman & Littlefield, 2014, pp. 474-75. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar