Filme do Dia: A Queda de Tróia (1911), Luigi Romano Borgnetto & Giovanni Pastrone
A Queda de Tróia (La Caduta di Troia, Itália, 1911). Direção: Luigi Romano Borgnetto
& Giovanni Pastrone. Rot. Adaptado: Giovanni Pastrone, a partir de Homero
& Publius Vergilius Maro. Com: Luigi Romano Borgnetto, Giovanni Casaleggio,
Madame Davesnes, Emilio Gallo, Olga Giannini Novelli, Giulio Vinà.
Helena, amor do bravo Menelau, cede a
sedução de Páris, que a leva para Tróia. Os gregos tentam, sem sucesso,
conquistar Tróia. Surge então a ideia do cavalo de Tróia, que é abandonado
quando aparentemente as tropas desistem da conquista. Os troianos, pensando se
tratar de um ícone religioso, trazem o gigantesco cavalo de madeira para dentro
de suas portas. Os gregos que se encontravam dentro do cavalo ateiam fogo em
vários pontos importantes do reino, enquanto um grupo de guerreiros invade
pelas brechas de muro derrubadas para a passagem do cavalo. Páris morre.
Surpreendente pela escala da produção
(cenários e objetos de cena, quantidade de extras) um tanto incomum para os
padrões da época que antecipa, em
dimensão mais reduzida, o clássico Cabiria,
não por acaso dirigido pelo mesmo Pastrone.
Se Griffith foi influenciado por
essa produção épica italiana, infelizmente – sobretudo o espectador
contemporâneo, de mais de um século após essa produção – não se pode dizer que
o inverso foi verdadeiro. Ou seja, trata-se de uma produção quase
exclusivamente filmada em câmera fixa, sendo a única exceção uma trucagem digna
de Méliès que representa a jornada de Menelau, segue-se os protocolos dos
épicos do período, que inclui cartelas que antecipam a ação, como a que se
refere ao espião que retorna aos gregos para comunicar o sucesso da operação
com o cavalo, as interpretações grandiloquentes e bastante próximas do
melodrama teatral em termos de gestualidade, como na longa cena em que Páris e
Helena se desesperam diante da inevitável queda de seu reino. Ainda que o filme
se insinue como um típico drama de triângulo amoroso, logo essa dimensão fica
secundarizada pelo confronto entre gregos e troianos. Aparentemente não se
trata de versão integral do filme, que contaria com 31 minutos (*). Itala Film. 26 minutos.
(*) Nota pós-escrito: Há versões de aparentemente mais de 50 minutos circulando pela Internet, embora a metragem que conste no IMDB é mais aproximada dessa - 28 minutos.
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