Filme do Dia: Back to the Primitive (1911), Francis Boggs & Otis Turner

 


Back to the Primitive (EUA, 1911). Direção: Francis Boggs & Otis Turner. Rot. Original: Edward McWade & Otis Turner. Com: Kathlyn Williams, Charles Clary, Tom Mix, Joseph W.Girard, William V.Mong, Tom Santschi.

Helen Wilton (Williams) faz companhia a Lord Thurlow, amigo do irmão dela, John Wilton (Mix) no barco a vapor S.S.China que parte de Londres com destino a África do Sul. Will Carson (Clary) é um passageiro que se sente fortemente atraído por Helen, provocando um desentendimento dele com Thurlow. O navio encalha em meio ao mar e apenas os três sobrevivem. Após três dias à deriva o barco aporta em uma praia. Um mês se passa e o trio divide agora os afazeres e uma cabana rústica, em que se refugiam quando sofrem assédio dos leões.

Quase uma depuração abstrata do tema do triângulo amoroso inserido numa lógica de fantasia primitiva e, portanto, de potencial apelo erótico ao público da época. Destaque para o momento em que um dos personagens coloca sua cabeça pela porta para só depois adentrar, provavelmente retardando sua entrada para a ocasião certa, observado igualmente em outra produção do período (A Cave Man Wooing, em que ocorre uma parcial entrada em cena de uma figura que não faz parte do universo diegético em questão).Antecipando algo da atmosfera do clássico King Kong, o título se encontra vinculado às condições em que o trio passa a viver, mas não há contato com moradores da ilha em que aportam. Observem a cena demasiado realista em que Helen e Thurlow são salvos no último momento pela expedição que saiu em seu enclaço e que atira contra uma leoa, tiro demasiado realista e aparentemente fatal. Integra a Coleção Jean Desmett. Selig Polyscope Co. 13 minutos e 23 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar