Filme do Dia: O Umbra de Nor (2013), Radu Jude

 


O Umbra de Nor (Romênia, 2013). Direção: Radu Jude. Rot. Original: Florin Lazarescu. Fotografia: Marius Panduru. Montagem: Catalin Cristitiu. Dir. de arte: Augustina Stanciu. Com: Alexandru Dabija, Olga Taisia Podaru, Serban Pavlu, Mihaela Sirbu, Adina Cristescu.

Num dia quente de verão em Bucareste, Padre Florin Florescu (Dabija) é chamado por um amigo para orar para uma mulher moribunda. Uma das familiares o acusa  de realizar uma oração equivocada de extrema-unção, já que a mulher deseja viver e não morrer. O padre modifica sua oração, porém logo quando retorna a sua paróquia, é avisado da morte da mulher e convidado a retornar a casa. Aos gritos de protesto da mulher que o acusara de rezar uma prece errada, que afirma ser ele o responsável pela morte, o padre, algo contrariado, abandona mais uma vez o local.

Trabalhando em chave de humor oblíquo, aqui centrado sobretudo na expectativa extremamente pragmática e imediata do uso da religião, o realizador efetiva mais um de seus “contos visuais”. De fato, como em outro curta seu (Trece se Prin Perete) fica patente o se saber do proveito de se trabalhar adequações e similares entre o conto e formato curta metragem, algo já conscientemente ressaltado ao menos desde Paisà (1946), de Rossellini. E, partindo de uma crônica do cotidiano o filme igualmente lida com uma temporalidade comprimida (aqui um dia, lá não mais que um trecho de uma noite), mesmo que aqui não conseguindo extrair visualmente uma poética tão rica quando a do seu espaço mais comprimido de seu curta posterior – onde se lida com uma adaptação de Tchecov, ao contrário do roteiro original talvez de inspiração autobiográfica, dada a similaridade entre o nome do protagonista e o roteirista do filme. HI Film Prod. 30 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar