Filme do Dia: Hitchcock - 100 Anos de Suspense (1999), Ted Haimes
Hitchcock – 100 Anos de Suspense (Hitchcock: Shadow of a Genius, EUA,
1999). Direção: Ted Haimes. Rot.
Original: Ted Haimes. Fotografia: Michael Barry, Brian Dowley, Bryan Duggan, Samuel Painter, Mark Petersson, Sam Sewell
& Mark Zavad . Música:
Taylor M. Uhler. Montagem: Arnold Glassman.
Esse documentário realizado para
celebrar o centenário de nascimento do cineasta é decepcionantemente pouco
inventivo. Porém, para além de didático, o que em si está longe de ser negativo
– principalmente para o público mais vasto ao qual se encontra dirigido – o
filme também não apresenta depoimentos interessantes ou reveladores de algo
além do já conhecido. Assim, acompanhamos, entre outros momentos: a mudança do
já então cineasta de maior prestígio da Inglaterra para os EUA; a célebre disputa
de autoridade com o produtor Selznick, nos bastidores de Rebecca; seu primeiro filme verdadeiramente ambicioso, A Sombra de uma Dúvida, seu filme
predileto; o sucesso comercial extraordinário com Interlúdio, que o alavanca de vez para produções com elencos
estelares e maiores orçamentos; os experimentos com longuíssimos planos, que
não satisfazem o público como Sob o Signo
de Capricórnio e sua fase de ouro na década de 50, que teve seu ápice com Janela Indiscreta e Um Corpo que Cai; o câncer da
esposa, e colaboradora essencial em seus filmes, Alma Reville; sua incursão
pela TV, que o transforma em showman
e assegura seu talento para auto-promoção; o impacto de Psicose à época de seu lançamento;
o gradual declínio de sua carreira nas duas últimas décadas, com contínuos
fracassos de público e crítica, à exceção de Frenesi, que marca seu retorno à Inglaterra; as homenagens finais,
encaradas com certa ironia pelo cineasta. Conta com depoimentos de, entre
outros, dos cineastas Jonathan Demme, Brian De Palma, Wes Craven, RobertAltman, Bogdanovich e de atores como Tippi Hedren, Janet Leigh, Teresa Wright e
Robert Boyle além de sua filha, Patricia. Porém, os depoimentos mais
expressivos são as imagens de arquivo com o próprio cineasta, seja explicando o
seu batido “Effeito MacGuffin”, seja comentando sobre uma ou outra de suas produções.
Algumas imagens amadoras, realizadas pelo cineasta em viagens e férias, também
não acrescentam grande coisa ao documentário, que seguindo a lógica da grande
audiência, praticamente ignora a carreira britânica de Hitchcock ou incursões
suas menos conhecidas, como o chocante documentário que realizou nos campos de
concentração alemães. Apresenta cenas-chaves de 24 dos filmes do cineasta.
Produzido para a televisão.Rocket Science Laboratories. 90 minutos.
Comentários
Postar um comentário