Filme do Dia: An Engagement of Convenience (1914), Hay Plumb

 


An Engagement of Convenience (Reino Unido, 1914). Direção Hay Plumb. Com Alma Taylor, Cyril Morton, Harry Royston, Marie de Solla.

Fred (Morton) rompeu seu noivado e, depois disso, chega uma missiva de uma tia sua, Rosemary,  afirmando que quer conhecer sua noiva e que levará uma soma de dinheiro para o casal. Ele é assoberbado pela carta com a cobrança de uma dívida por parte de George Armstrong (Royston). Convida então Nancy, a datilógrafa de seu escritório, para fingir ser sua noiva, oferecendo-lhe 200 libras. Eles tentam dispensar Armstrong, quando esse veio cobrar sua dívida, com a carta da tia Rosemary. Espertamente, ele percebe que a doação da tia somente será feita após o casamento concretizado, o que deixa a dupla que irá movimentar a farsa demasiado aflita. No dia seguinte, os dois vão receber tia Rosemary na estação. Ela fica encantada com o casal. Após a partida de Rosemary, Nancy entrega de volta o anel a Fred, que a pede em casamento. Nancy vai a casa do irmão, empregado que fora demitido da firma por falsificação de documentos.  Ela entra na casa  em busca das provas de seu crime. O irmão, que a havia observado, segue-a. E Armstrong chega e uma briga ocorre entre os três, sendo esse dominado pelos irmãos.

De imediato assoma aos olhos um modo de enquadrar seus personagens, bem próximos da câmera, que está mais próximo da americana Vitagraph que da concorrente compatriota no qual Griffith trabalha até pouco tempo antes, Biograph. E também um cuidado maior com o realismo dos cenários. E igualmente os inevitáveis cacoetes do modelo do filme de dois rolos então posto (as inúmeras missivas, que ajudam a tornar mais compreensível o que está ocorrendo, o carinho já posto de Nancy pelo patrão, na forma como o consola diante da má nova, o momento em que Fred tem a ideia de chamar Nancy para simular, o gesto do braço estendido de alguém investido de moralidade pedindo que um pusilânime se retire do ambiente etc.). Destaque para a suavidade e elegância do fade em negro que ocorre para queimar o tempo que seria gasto no deslocamento dos três da saída da estação até o veículo. Confuso, sobretudo no rocambolesco de sua trama para tão pouco tempo. Hepworth. 12 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar