Filme do Dia: A Dash Through the Clouds (1912), Mack Sennett

 


A Dash Through the Clouds (EUA, 1912). Direção: Mack Sennett. Rot. Original: Dell Henderson. Fotografia: Percy Higginson. Com: Fred Mace, Mabel Normand, Phillip Parmalee, Sylvia Ashton, Jack Pickford, Kate Bruce.

Martha (Normand), embora noiva de Arthur, ou Chubby (Mace), um representante comercial que atua no bairro mexicano, prefere a companhia do aviador Slim (Parmalee). Certo dia, enquanto Chubby se encontra apresentando seus chicletes tutti-frutti no bairro mexicano, Martha voa pelos ares com Slim. Chubby se engraça por uma mexicana, Carmelita (Bruce). Quando parentes dela ficam sabendo, a confusão se encontra literalmente armada. Chubby envia através de um mensageiro (Pickford), o mesmo mexicano que lhe alertara que homens armados estavam atrás dele, um pedido de socorro para Martha. Essa parte de avião com Slim, a tempo de afugentar os mexicanos ao pousar próximo do barracão em que Chubby se refugiou. Quando esse pensa que voltará com Martha, essa parte de avião outra vez com Slim.

O gênero é que é a maior preocupação e do qual se pretende fazer emergir o humor. Se inicialmente se poderia apostar que o onipresente (na produção contemporânea) tema do triângulo amoroso seria o motivo das intrigas que se seguiriam, o filme inova em mais de um aspecto (ao tirar partido, igualmente, da recente invenção do avião), fazendo uso da montagem paralela, que Griffith habitualmente recorria para acentuar clímaxes dramáticos envolvendo salvamentos no último minuto, para apresentar a dupla traição do casal, Martha flertando com Slim e Chubby com Carmencita. Mesmo com os trajes típicos mexicanos, esses são representados por atores da trupe do estúdio e com visíveis traços caucasianos. Biograph Co. para General Film Co. 8 minutos e 37 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar