Filme do Dia: W'ere on Our Way to Rio (1944), Izzy Sparber

 


W’ere on Our Way to Rio (EUA, 1944). Direção: Izzy Sparber.

Pegando carona no sucesso dos filmes de Carmen Miranda e na Política da Boa Vizinhança, essa animação da série Popeye, apresenta já de início ele e Brutus deslizando no lombo de um touro (!) por cenários tão artificiosamente tropicais quanto aqueles que deslizava Miranda em seus musicais contemporâneos da Fox ou, num universo cinematográfico mais próximo, alguns curtas da Disney com o personagem de Zé Carioca – sendo que Aquarela do Brasil, de longe mostra mais familiariadade e pesquisa no tema que aqui, onde apenas a referência ao Pão de Açúcar, frutas e animais tropicais e uma Olivia Palito caracterizada como Miranda cantando em português são o suficiente. Ao chamado de tentar sambar, Popeye se sai com sapateado. Curiosamente, em terra estrangeira, Popeye e Brutus são observados como companheiros, somente surgindo a rivalidade quando se apaixoname instantaneamente por Olivia Palito como pretensamente sensual cantora-dançarina (com vestuário bem mais discreto que o de Miranda). A orquestra de músicos “latinos”, todos com a mesma face de seu regente, parece ser um bom indicativo da estereotipia e nivelamento a que são relegados esse outro, sem nenhuma piscadela efetivamente mais marota para os brasileiros, como é o caso, por exemplo, da referência a cachaça, a música de Ary Barroso que dá título ao filme ou aos bairros do Rio e ao Cassino da Urca, no desenho do estúdio rival. O espinafre aqui, serve para que Popeye se transforme em um exímio e malemolente dançarino, frustrando as expectavias do plano original de Brutus. Finaliza com uma curiosa inversão de papéis, em que Popeye surge caracterizado de forma de longe mais próxima  a Carmen Miranda que Olivia o fora, e Olivia com seus trajes de marinheiro. Famous Studios para Paramount Pictures. 7 minutos e 46 segundos.

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