O Dicionário Biográfico de Cinema#68: Jamie Lee Curtis


 Jamie Lee Curtis n. Los Angeles, 1958

Ela é a segunda filha de Tony Curtis e Janet Leigh, nascida logo após Touch of Evil [A Marca da Maldade]. É também afilhada de Lew Wasserman. Seu pai abandonou sua mãe pela época que Psycho [Psicose] estreou, e então Jamie Lee foi criada por Janet Leigh e seu próximo marido, Robert Brandt. Ela diz que enquanto sua vida familiar foi tranquila, foi também uma infância solitária. Por anos ela mal conheceu seu pai; depois se tornariam drogados juntos. Uma dureza deixou traços em sua face, dureza que está assustadoramente em desalinho com seu corpo "perfeito" e revelado de forma inteligente. Blue Steel [Jogo Perverso] (90, Kathryn Bigelow) foi o primeiro filme que insinuou sobre sua qualidade andrógina, e foi um retrato bastante consciente de seu próprio estilo, muito destituído de exploração humana. Porém, essa ambiguidade explica o culto a Curtis, e tornou dificil escalá-la bem. 

Ela fez Operation Petticoat [O Caso das Anáguas] na TV antes de conseguir o papel da ameçada, e eventualmente enfurecida, garota em Halloween [Halloween: A Noite do Terror] (78, John Carpenter). Um filme que desenhou seu ar de integridade até a mandíbula de ferro. Desde então, esteve em uma série de sensacionalismos assutadores: Prom Night [Baile de Formatura] (80, Paul Lynch); Terror Train [O Trem do Terror] (80, Roger Spottiswoode); The Fog [A Bruma Assassina] (80, Carpenter), com sua mãe; Road Games [Jogos de Estrada] (81, Richard Franklin) e Halloween II [Halloween 2: O Pesadelo Continua] (81, Rick Rosenthal).

Para a televisão, foi uma replicante em Private Benjamin - She's in the Army Now (81, Hy Averback) - e foi impressionante em Death of a Centerfold: The Dorothy Stratten Story [Mulher Ardente] (81, Gabrielle Beaumont). Mas Love Letters (83, Amy Jones), foi o melhor papel que jamais teve, como uma jovem que vivencia um caso com um homem mais velho, enquanto começa a se dar conta do segredo que sua mãe, recentemente falecida, manteve. Love Letters é uma pequena jóia, e ela fez-se dolorosamente nua e vulnerável para ele. Ao mesmo tempo, houve uma insinuação dos limites ou precauções nela, de que não queria mostrar os sentimentos. Em sua melhor interpretação de longe, parece nos permitir perceber seu receio de interpretar.

Foi a protagonista feminina, como prostituta, em um grande filme, Trading Places [Trocando as Bolas] (83, John Landis); Grandview USA [A Volta por Cima] (84, Randall Kleiser); e The Adventures of Buckaroo Banzai [As Aventuras de Buckaroo Banzai] (84,W.D. Richter). Mas Perfect [Perfeição] (85, James Bridges) foi um atraso em sua carreira, e um filme feito para ser satirizado. Desde então, ela nunca reassegurou seu lugar (ou desejo) de dominar os filmes. A série de TV Anything but Love pode ter satisfeito ela tanto quanto Dominick & Eugene [Dominick e Eugene] (88, Robert M. Young); A Man in Love (87, Diane Kurys); Amazing Grace & Chuck [A Voz do Silêncio] (87, Mike Newell); e As Summer Dies [Num Certo Verão] (86, Jean-Claude Tramont), na TV com Bette Davis. A Fish Called Wanda [Um Peixe Chamado Wanda] (88, Charles Crichton) foi um sucesso e sua melhor oportunidade para comédia. Mas Jogo Perverso apagou o sorriso de qualquer rosto. Desde então, esteve em Queens Logic [Entre Amigos] (91, Steve Rash); My Girl [Meu Primeiro Amor] (91, Howard Zieff); Forever Young [Eternamente Jovem] (92, Steve Miner); Mother's Boys [Paixão Assassina] (94, Yves Simoneau); e True Lies (94, James Cameron). 

Trabalha constantemente. Geralmente em comédias para família ou nos obrigatórios filmes de horror (que também se ajustaram ao seu olhar crescentemente espantado - ou está apenas se mantendo em excelente condição por tanto tempo?); My Girls 2 [Meu Primeiro Amor, Parte 2]; The Heidi Chronicles  [Lembranças de uma Paixão] (95, Paul Bogart); House Arrest [Uma Família Quase Perfeita] (96, Harry Winer); Fierce Creatures [Ferocidade Máxima] (97, Fred Schepisi e Young); Homegrown [Três Sócios Duvidosos] (98, Stephen Gillenhaal); Nicholas' Gift (98, Robert Markowitz); Halloween H20 [Halloween H20: Vinte Anos Depois] (98, Steve Miner); Virus [Vírus]  (99, John Bruno); Drowning Mona [Quem Não Matou Mona?] (00, Nick Gomez); The Taylor of Panama [O Alfaiate do Panamá] (01, John Boorman); Halloween: Ressurection [Halloween: Ressureição] (02, Rick Rosenthal); Freaky Friday [Sexta-Feira Muito Louca] (03, Mark S. Waters); Christmas with the Kranks [Um Natal Muito, Muito Louco] (04, Joe Roth); Beverly Hills Chihuahua (08, Raja Gosnell); You Again [Você de Novo] (10, Andy Fickman); uma voz em The Little Engine That Could (11, Elliott M. Bour).


Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, pp. 606-8.

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