O Dicionário Biográfico de Cinema#66: Bill Murray


 

Bill Murray, n. Wilmette, Ilhinois, 1950

De todos que conquistaram sua reputação com o Saturday Night Live no final dos anos 70, Murray foi quem mais arduamente trabalhou em uma carreira cinematográfica e, aparentemente, o mais aberto a mudanças na forma de interpretar. Não que não seja divertido: de fato, como muito frequentemente no cinema, é aquele que meramente habita uma posição difícil (subir uma árvore ou no beco sem saída de um argumento) de ter a melhor chance de ser divertido. Murray é ambicioso e aventureiro e parece  definido a ser perseverante com menos e menos ênfase sobre maneirismos ou manias. 

Foi um membro fundador da equipe Second City de Chicago, antes de realizar o Saturday Night Live. Fez a voz de Tarzoon, la Honte de la Jungle [A Vergonha da Selva] (75, Picha e Boris Szulzinger) antes de aparecer em Meatballs [Almôndegas] (79, Ivan Reitman); Caddyshack [Clube dos Pilantras] (80, Harold Ramis); Where the Buffalo Roam [Uma Espécie em Extinção] (80, Art Linson); Loose Shoes (80, Ira Miller); no exército em Stripes [Recrutas da Pesada] (81, Ivan Reitman); Nothings Lasts Forever [Nada é Para Sempre] (82, Tom Schiller); muito divertido como o amigo em Tootsie (82, Sydney Pollack); com o grande sucesso em Ghostbusters [Os Caça-Fantasmas] (84, Reitman); atuando e sendo co-roteirista no apático  The Razor's Edge [O Fio da Navalha] (84, John Byrum) - uma súbita relação de intranquilidade; Little Shop of Horrors [A Pequena Loja de Horrores] (86, Frank Oz); Scrooged [Os Fantasmas Contra Atacam] (88, Richard Donner); Ghostbusters II  [Os Caça-Fantasmas 2] (89, Reitman); Quick Change [Não Tenho Troco] (90, Howard Franklin e Murray), uma fracassada, mas promissora estreia; What About Bob? [Nosso Querido Bob] (91, Oz); talvez seu melhor trabalho ainda - Groundhog Day [Feitiço do Tempo] (93, Ramis); e sendo escada para De Niro como o gangster em Mad Dog and Glory [Uma Mulher Para Dois] (93, John McNaughton).

Um padrão intrigante começou a emergir - dando-lhe uma grande e óbvia comédia, com ele próprio como protagonista, e era provável que fracassasse: Larger Than Life [Uma Herança da Pesada] (96, Howard Franklin); The Man Who Knew Too Little [O Homem que Sabia de Menos] (97, Jon Amiel) - mas o pôs em um papel modesto, aqui ou acolá, e invariavelmente você se perguntou por que ninguém dá realmente a Bill Murray sua direção: Ed Wood (94, Tim Burton), Kingpin [Kingpin: Estes Loucos Reis do Boliche] (96, Bob e Peter Farrelly); Wild Things [Garotas Selvagens] (98, McNaughton); Rushmore [Três é Demais] (98, Wes Anderson). Existe mesmo algo no homem que odeia a exposição? Será que algum grande filme vai ser sua cilada? Ele teve chances: With Friends Like These [Entre Amigos] (98, Philip F. Messina); Craddle Will Rock [O Poder Vai Dançar] (99, Tim Robbins); Scout's Honor (99, Neil Leifer); foi Polônio em Hamlet [Hamlet: Vingança e Tragédia] (00, Michael Almereyda); Charlie's Angels [As Panteras] (00, McG); Osmosis Jones [Osmose Jones] (01, Farrelly); The Royal Tenenbaums [Os Excêntricos Tenenbaums] (01, Anderson); Speaking of Sex [Falando de Sexo] (01, John McNaughton); encantador e "descoberto" em Lost in Translation [Encontros e Desencontros] (04, Sofia Coppola); a voz de Garfield [Garfield: O Filme] (04, Peter Hewitt). 

Ele atua em filmes ainda, mas da forma mais distraída: The Life Aquatic with Steve Zissou [A Vida Marinha com Steve Zissou] (04, Anderson); Broken Flowers [Flores Partidas] (05, Jim Jarmusch); The Lost City [A Cidade Perdida] (05, Andy Garcia); The Darjeeling Limited [Viagem a Darjeeling] (07, Anderson); Get Smart [Agente 86] (08, Peter Segal); City of Ember [Cidade das Sombras] (08, Gil Kenan); The Limits of Control [Os Limites do Controle] (09, Jim Jarmusch); o texugo em Fantastic Mr. Fox [O Fantástico Sr. Raposo] (09, Anderson); Get Low [Segredos de um Funeral] (09, Aaron Schneider); vivendo a si mesmo em Zombieland [Zumbilândia] (09, Ruben Fleischer); Passion Play [O Anjo do Desejo] (10, Mitch Glazer); Moonrise Kingdom (12, Anderson); Franklin Delano Roosevelt em Hyde Park on Hudson [Um Final de Semana em Hyde Park] (12, Roger Michell); A Glimpse Inside the Mind of Charles Swann III (12, Roman Coppola); The Monuments Men [Caçadores de Obras-Primas] (13, George Clooney); The Grand Budapest Hotel [O Grande Hotel Budapeste] (14, Anderson)

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictonary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1889-90. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso