Filme do Dia: Infiltrado na Klan (2018), Spike Lee

 


Infiltrado na Klan (Blackkklansman, EUA, 2018). Direção: Spike Lee. Rot. Adaptado: Spike Lee, David Rabinowitz, Kevin Willmott & Charlie Wachtel, a partir do livro de Ron Stallworth. Fotografia: Chayse Irvin. Música: Terence Blanchard. Montagem: Barry Alexander Brown. Dir. de arte: Curt Beech & Marci Mudd. Cenografia: Cathy T. Marshall. Figurinos: Marci Rodgers. Com: John David Washington, Adam Driver, Ken Garito, Michael Buscemi, Laura Harrier, Alec Baldwin, Frederick Weller, Corey Hawkins, Jasper Pääkkönen, Paul Walter Hauser, Ashlie Atkinson, Topher Grace, Harry Belafonte.

Ron Stallworth (Washington) é o primeiro policial negro a ser contratado na racista Colorado Springs dos idos dos anos 70. Eficiente em serviço, assume em pouco tempo a função de inteligência, porém terá que lidar com um caso delicado, infiltrar-se em meio a comunidade negra da cidade, que recepcionará o ex-Pantera Negra Kwame Ture (Hawkins). No evento, rola uma atração à primeira vista por Patrice (Harrier), líder estudantil engajada que foi uma das responsáveis pelo evento. Stallworth consegue, no entanto, desviar o foco de atenção do evento com Ture, sendo apoiado por seus colegas brancos, notadamente Flip Zimmerman (Driver), afirmando que o discurso do líder possui muito mais retórica que ação efetiva, e se encaminhar para um grupo de suprematistas brancos da Ku Klux Klan ou, como preferem, a Organização, dos quais o mais radical é o alucinado Jimmy Creek (Buscemi), que pretendem provocar um atentado em meio a visita do importante veterano líder negro Jerome Turner (Belafonte).

Iniciando com imagens de ...E O Vento Levou mescladas com cenas de O Nascimento de uma Nação, que posteriormente será evocado em um momento climático do filme, já deixa exposto, desde o seu princípio, a sua fatura discursiva engajada, que infelizmente emoldurará uma narrativa um tanto limitada em sua busca de realizar – sem consegui-lo – algo com a leveza pop, em termos de apresentação visual e da própria trama de um Tarantino, resultando em uma espécie de sub-Jackie Brown. De fato, a trama soa arrastada e pouco atrativa, apegada a motivos por demais codificados para soarem minimamente provocativos, quase uma liturgia do empoderamento negro sem se fechar aos numerosos aliados brancos da empreitada, sendo que um único policial branco vem a ser o bode expiatório da cultura racista, em colorações nada distintas do eixo do mal representado pelos estúpidos membros do Klan. Nessa liturgia, o efeito ready made ofusca qualquer tensão contraditória e o próprio uso das imagens do cinema, seja na brincadeira com os filmes de blackexpotation, cujas capas de dvds surgem quando são discutidos pelo casal Ron-Patrice, em chave galhofeira, ou em chave sério-dramática em relação ao clássico de Griffith, produção discutida simultaneamente tanto na reunião em tributo a Turner (na verdade, ao cantor e ator bissexto veterano do alto de seus mais de 90 anos Harry Belafonte). E também exaltada em uma exibição aparentemente nada verossímil (mas, na vida real, recorrente) em meio ao grupo de caipiras do eixo do mal, não apenas salientam o óbvio conservadorismo fascista da produção do célebre realizador mudo, como não deixa de involuntariamente (e de modo perverso) salientar sua centralidade, dada a importância com que emerge em cena crucial para o desenlace, em estratégia não muito distante, a seu modo, da montagem paralela griffthneana. E da leveza relativa de uma história com motivos belicosos e sórdidos, mas cuja morte, não coincidentemente do mais agressivo dos suprematistas brancos, vivido com uma máscara psicótica invariável pelo irmão menos conhecido de Steve Buscemi se parte para os episódios do conflito em Charlottesville, que resultou no atropelamento e morte de uma ativista pelos direitos negros, branca, a quem o filme é informalmente dedicado, assim como imagens do discurso equivocado de Donald Trump, em mais um apelo desnecessário a redundância muito pouco orgânica com o final do segmento dramático do mesmo. Sua trilha sonora em nada ajuda no quesito de uma maior sofisticação, mesmo que pelo viés cômico, dos eventos retratados. 40 Acres & A Mule Filmwork/Blumhouse Prod./Legendary Ent./Monkeypaw Prod./Perfect World Pictures/QC Ent. Para Focus Features/Universal International Pictures. 135 minutos.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar