Filme do Dia: Cazuza - O Tempo Não Pára (2004), Sandra Werneck & Walter Carvalho



Cazuza – O Tempo Não Pára (Brasil, 2004). Direção: Sandra Werneck & Walter Carvalho. Rot. Original: Fernando Bonassi & Victor Navas. Fotografia:   Com: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Farias, Andréa Beltrão, Emílio de Melo, Débora Falabella, Cadu Fávero, Pedro Paulo Rangel, André Gongalves.

Do início da carreira artística no Circo Voador nos idos dos anos 80 até a consagração e saída do Barão Vermelho em meados da década e a descoberta da AIDS e agonia final, a trajetória da estrela pop Cazuza (Oliveira). Levado pelo próprio pai, o produtor musical João Araújo (Farias), ao estúdio, como forma de tentar desviá-lo de um padrão de vida excessivamente hedonista, Cazuza e sua banda acabam estourando para a surpresa do  pai, que escuta surpreso uma gravação que Caetano Veloso fez do filho. Porém, o hedonismo apenas aumenta. No auge do sucesso do Barão Vermelho, Cazuza decide abandonar a banda, apesar da intensa amizade com o guitarrista Frejat (Fávero) e parte para carreira solo. Logo depois da descoberta da doença, Cazuza vai se tratar em Boston, mas ainda retorna ao Brasil e grava um novo disco com os ex-companheiros e realiza shows munido com bombas de oxigênio.

O filme segue o padrão da sua produtora, que tem conquistado um espaço crescente no mercado exibidor com seus produtos que apresentam um padrão industrial de cinema eficiente e artisticamente inócuo. Não são nem a caprichada fotografia nem o bom padrão das interpretações do elenco que vão modificar algo. Antes, pelo contrário. A eficiente interpretação de Oliviera, por exemplo, apenas se incorpora ao já vasto filão de produções internacionais sobre celebridades do mundo do rock, que tem como meta tentar reconstruir, de forma mais rasteiramente naturalista possível, seus biografados, incorporando desde seus trejeitos até a semelhança física, como The Doors. O resultado, como regra, tem sempre um gosto de cópia ou cover no pior sentido do termo. Na ausência de qualquer maior pretensão reflexiva que vá além dos desgastados clichês de rebeldia, sexo (aliás muito rarefeito, já que também poderia afastar o público-alvo por conta de uma classificação de censura mais elevada), drogas e rock´n roll, incorpora-se uma montagem “dinâmica” e situações de sentimentalismo fácil para que tais sensações tentem reproduzir a própria verve que o gênero musical clama para si. Talvez a dupla tivesse conseguido ser mais feliz e honesta no seu pretenso tributo ao roqueiro morto há quatorze anos, se tivesse realizado um documentário (Carvalho, por sinal, já possui uma experiência relativamente bem sucedida na área, Janela da Alma), porém tal gênero ainda não conseguiu romper certas ressistências nas bilheterias. Enquanto produto empacotado para consumo imediato e talvez despertar novas gerações que não conheciam a música de Cazuza, o filme passa longe de qualquer lirismo visual ou de construir dramaturgicamente algo que vá além da mera superfície, fazendo uso dos tradicionais flashes documentais à guisa de uma contextualização político-social do período abordado. Não é à toa que a única dimensão de autenticidade do filme sejam as imagens dos filmetes domésticos que apresentam o próprio Cazuza antecedendo aos créditos finais. Globo Filmes para Columbia Tri-Star. 98 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar