Filme do Dia: O Romance de Aniceto (1967), Leonardo Favio


Resultado de imagem para el romance del aniceto y la francisca

O Romance de Aniceto (El Romance del Aniceto y la Francisca,Argentina, 1967). Direção: Leonardo Favio.  Rot. Adaptado Leonardo Favio & Carlos Flores, a partir do conto El Cenizo, de Jorge Zuhair Jury. Fotografia: Juan José Stagnaro. Música: Los Wawanco. Montagem: Armando Blanco & Antonio Ripoll. Dir. de arte: Leonardo Favio. Cenografia: Alberto Gamino. Com: Federico Luppi, Elsa Daniel, María Vaner, Edgardo Suárez, Cacho Mendoza, Eduardo Vargas, Ernesto Cutrera, Walter Sanchez.
Francisca (Daniel), recém-chegada a Mendoza, é acolhida por Aniceto (Luppi), passando a vivenciar uma relação amorosa. Aniceto se sente amado pela doce Francisca, empregada doméstica numa residência burguesa. Ele não possui um emprego, ganhando ocasionalmente dinheiro em rinhas de galo, com seu Compadre. Em pouco tempo, no entanto, Aniceto se enamora de uma garota com perfil oposto a Francisca, Lucía (Vaner). Francisca sofre, sabendo que ele mantém outra relação. Ele expulsa Francisca de casa. Quando busca Lucía para aplacar sua solidão, essa se mostra em dúvida quanto a morar com ele. Ele a estapeia e ela sai, afirmando não mais querer vê-lo. Tendo perdido a sua forma de ganhar dinheiro para se encontrar com Lucía, retorna a casa que havia vendido a Compadre e quando sai com ele é assassinado por seu dono.
Média metragem que chama a atenção pela forma com que narra sua história simples e mais próxima do cinema autoral argentino da primeira metade da década que das experiências do Tercer Cine, politicamente engajado. A singeleza de sua narrativa em grande parte se dá pela equivalente simplicidade formal, evitando cacoetes modernistas então em voga, mas não se descuidando das composições, de uma fotogenia melancólica a traduzir um universo provinciano e duro. Aparentemente existe ou existiu uma versão de 75 minutos que, dadas as condições da cópia em questão, talvez tenha perdido parte de sua metragem. Favio refilmaria o conto em 2008. Renaciemento Films. 63 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar