Filme do Dia: Através de um Espelho (1962), Ingmar Bergman


Resultado de imagem para através de um espelho bergman

Através de um Espelho (Sasom i en Spegel, Suécia, 1962). Direção e Rot. Original: Ingmar Bergman. Fotografia: Sven Nykvist. Música: Erik Nordgren. Montagem: Ulla Ryghe.  Cenografia: P.A.Lundgren. com: Harriet Andersson, Max von Sydow, Gunnar Björnstrand, Lars Passgard.
           Karin (Andersson), mulher de Martin (Von Sydow), sofre de constantes surtos esquizofrênicos. Vivendo isolada em uma ilha e com a presença de um pai David (Björnstrand), escritor viúvo, que sempre fora ausente na infância dela e do irmão Minus (Passgard), a relação onipresente com a família apenas agrava seu estado de saúde. Aparentemente melhor, Karin apresenta com o irmão e o marido uma peça amadora, escrita pelo primeiro, que retrata impiedosamente o próprio egocentrismo do pai. Logo Karen volta a se perturbar ao descobrir sobre a incurabilidade de sua doença, lendo no diário de seu pai. Ela acredita que Deus aparecerá de um armário de uma casa abandonada e mantém relações sexuais  com o irmão Minus. Karin é acometida de um forte surto psicótico quando descobre que Deus aparece sob forma de uma aranha, que sai do armário. É levada ao hospital enquanto, pela primeira vez, Minus tem um verdadeiro diálogo com seu pai.
Esse filme marca um período de transição na carreira de Bergman, mais densa, intimista e psicologista que seus filmes anteriores. Trata-se do primeiro de uma trilogia que o cineasta realiza sobre a possibilidade ou não da existência de Deus e marcados por um crescente pessimismo – embora, aqui, tal pessimismo seja amenizado pela declaração final do pai, na tocante cena final,  de se Deus existir, deve ser sobre a forma de amor, ao qual o filho retruca que, sendo assim, Karin vive cercada por Deus. Os únicos atores do filme são os que vivem os quatro personagens principais e percebe-se o interesse crescente do cineasta pela utilização de close-ups que procuram desvendar o espírito dos mesmos. Dentre as atuações, como sempre impecáveis, destacam-se Bjornstrand e Andersson. Svenskfilmindustri. 89 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar