Filme do Dia: Scanners - Sua Mente Pode Destruir (1981), David Cronenberg


Resultado de imagem para scanners david cronenberg

Scanners – Sua Mente Pode Destruir (Scanners, Canadá, 1981). Direção e Rot. Original: David Cronenberg.  Fotografia: Mark Irwin. Música: Howard Shore. Montagem: Ronald Sanders. Dir. de arte: Carol Spier. Figurinos: Delphine White. Com: Stephen Lack, Jennifer O’Neill, Patrick McGoohan, Lawrence Dane, Michael Ironside, Robert A. Silverman, Lee Broker, Mavor Moore.
O renomado cientista Paul Ruth (McGoohan) descobre um dos “scanners”, homens que possuem capacidades telepáticas extraordinárias,  Cameron Vale (Lack), que decide participar de uma busca a outros scanners, contando com a ajuda de uma aliada, Kim Obrist (O’Neill). O mais poderoso de todos é Darryl Revok (Ironside), que comanda uma gangue de scanners que planejam dominar o mundo.
Esse filme da fase inicial da carreira de Cronenberg, mesmo iniciando com certa aura promissora, e até de que seja melhor que o seu posterior – e já contando com capital norte-americano – A Mosca (1986), demonstra ser ainda pior, além de dotado de um roteiro primorosamente confuso. Evocativo da produção de ficção-científica B e, talvez ainda mais, do gênero noir da época do cinema clássico, porém sem o mesmo charme e tendo contra si a desglamorização não apenas do cinema como do próprio mundo nesse intervalo. O elenco, como em A Mosca, é outro ponto de contato com a produção de universos cotidianos permeados à fantasia dos tempos clássicos, o que significa, em outras palavras, bastante limitado. À exceção, quando muito, talvez fique com o veterano do cinema canadense McGoohan. CFDC/Filmplan/Victor Solnicki Prod. para AVCO-Embassy. 103 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar