Filme do Dia: Capote (2005), Bennett Miller


Resultado de imagem para capote 2005

Capote (EUA/Canadá, 2005). Direção: Bennett Miller. Rot. Adaptado: Don Futterman, baseado no livro de Gerald Clarke. Fotografia: Adam Kimmel. Música: Mychael Danna. Montagem: Christopher Tellefsen. Dir. de arte: Jess Gonchor. Cenografia: Maryam Decter & Scott Rossell. Figurinos: Kasia Walicka-Maimone. Com: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper, Bruce Greenwood, Bob Balaban, Amy Ryan, Mark Pellegrino.
Após ver manchete sobre massacre contra uma família de Kansas City, o jornalista Truman Capote (Hoffman) se interessa pela trajetória do criminoso, Perry Smith (Collins Jr.). A proximidade com Smith leva a que Capote se sinta fortemente envolvido emocionalmente com ele, enxergando muitas similaridades na história de vida de Smith com a dele próprio. Ao mesmo tempo, não deixa de lado a frieza e o cálculo jornalístico, escrevendo À Sangue Frio ao longo de quatro anos. Após muitas apelações que salvaram a vida de Smith de última hora, Capote recebe sua ligação afirmando que todas as apelações foram negadas e confirmando sua pena de morte. Capote assiste a execução, a pedido do próprio Smith.
Cinebiografia burocrática no pior estilo do termo: boas interpretações em cima de maneirismos da celebridade copiada (no caso aqui vivido carismaticamente por Hoffman) + referências aos amigos e/ou obras célebres do biografado (aqui notadamente, o lançamento de O Sol é para Todos) + psicologismo rasteiro que irá insinuar de modo quase infame, através das legendas explicativas finais,  que a morte por alcoolismo de Capote e o fato de não ter concluído mais nenhum livro se encontra associado ao brutal sofrimento e intensidade vividos para escrever À Sangue Frio, marco da literatura de não ficção. Para além das características comuns a outras cinebiografias ainda existe o habitual voyeurismo diante da morte na seqüência final, elemento quase obrigatório em filmes sobre pena capital, ao qual Lars Von Trier tampouco se furtou, em seu Dançando no Escuro(2000). United Artists/Infinity Media/A-Line Pictures/Cooper´s Town Productions/Eagle Vision. 98 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar