Filme do Dia: Coney Island (1917), Roscoe "Fatty" Arbuckle




Coney Island (EUA, 1917). Direção e Rot. Original: Roscoe “Fatty” Arbuckle. Fotografia: George Peters. Montagem: Herbert Warren. Com: Roscoe “Fatty” Arbuckle, Buster Keaton, Alice Mann, Agnes Neilson, Al St. John, Joe Bordeaux.
Tentando enganar a esposa (Neilson), Roscoe (Arbuckle) a abandona na praia e foge para o parque em Coney Island. Ele se torna próximo de uma bela garota (Mann), que abandona seu par (Keaton), para ficar com ele. A confusão se estabelece.
Típica comédia pastelão em que o ritmo feérico de sua montagem associada as duplas de casais deixa muitos elementos longe de completamente compreensíveis. Talvez o que menos importa nessa comédia, onde a habilidade física muitas vezes suplanta qualquer engenhosidade cômica mais depurada, tais como as que Keaton (aqui surpreendentemente sem a impassível máscara que é sua marca registrada) empreenderá em sua carreira solo. De todo modo rende algumas cenas genuinamente cômicas, associadas sobretudo a confusão sobre o sexo de Arbuckle desde que ele se traveste como jovem banhista, sendo expulso do vestuário masculino e aproveitando a oportunidade para adentrar o vestuário feminino.  O espaço do parque, que já havia sido motivo de uma comédia em Ruby and Mandy at Coney Island (1906) é aqui já completamente domesticado diante das intenções diegéticas do filme, servindo como mero pano de fundo para as trapalhadas, ao contrário do filme anterior. Arbuckle havia lançado Keaton no cinema nesse mesmo ano. Comique Film Co. para Paramount Pictures. 25 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar