Filme do Dia: Othello (1922), Dimitri Buchowetzki
Othello (Alemanha, 1922). Direção: Dimitri Buchowetzki. Rot.
Adaptado: Dimitri Buchowetzki & Carl Hagen, baseado na peça de Shakespeare.
Fotografia: Karl Hasselmann & Friedrich Paulmann. Dir. de arte: Fritz
Kraenke & Karl Machus. Com: Emil Jannings, Werner Krauss,
Ica von Lenkeffy, Theodor Loos, Ferdinand von Alten, Friedrich Kühne, Magnus
Stifter, Lya De Putti.
Othello (Jannings) é o mais amado
combatente de Veneza, respeitado por sua intérprida defesa da nação. Ao
retornar da guerra, ele decide se casar com Desdêmona (Lenkeffy) para o
desespero de seu pai, Brabantio (Kühne), que apela sem suceso junto ao Duque de
Veneza.. Othello, diante do Duque, decide ter como braço direito o seu leal
Cássio (Loos), para a fúria e despeito de Iago (Krauss), que começa a elaborar
artimanhas que envenenem a relação de Cássio com Othello, semeando a dúvida
sobre a fidelidade de Desdêmona. Iago se apodera do lenço de Desdêmona com sua
aia e esposa dele, Emilia (Putti). Ao dizer que encontrou o lenço perdido entre
os pertences de Cássio, provoca a gota d´água para que Othello mate sua amada.
Emilia logo desfaz o mal entendido. Othello assassina Iago e se mata logo após.
Quando a multidão enfurecida se aproxima do castelo, Cássio afirma que Othello
já se encontra morto.
Essa pujante adaptação de
Shakespeare, provavelmente a melhor efetuada durante o cinema mudo, acaba
limando todo e qualquer transbordamento literário-poético da obra do bardo para
se centrar única e exclusivamente na ação da peça. Tal opção, que poderia
resultar em falha, demonstra o oposto. Muito se deve ao bom nível de
interpretação do elenco, com a presença quase obrigatória de dois dos monstros
sagrados do cinema alemão do período, Krauss e Jannings e a cenografia
elaborada, que por vezes se aproxima de iludir enquanto locação real. A opção
por ficar extremamente colado ao enredo da peça ressalta ainda mais, de uma
forma talvez um pouco excessivamente mecânica, o papel do vilão como
articulador de todas as intrigas. Jannings, no entanto, com sua habitual
habilidade para encarnar os tipos mais diferentes com maquiagens as mais
diversas (algo semelhante ao que seu contemporâneo Lon Chaney fazia junto ao
cinema norte-americano), consegue expressar todo o peso da dúvida cruel que o
atormenta e dos sentimentos cada vez mais dúbios que nutre por Desdêmona. Krauss
ainda consegue ser menos reconhecível se o critério for personagens que viveu,
por exemplo, em filmes diversos como Tartufo
ou O Gabinete do Dr. Caligari.O
registro das interpretações é marcadamente teatral, em que olhos e gestos não
são instrumentos para grandes sutilezas. Wörner-Filmgesselschaft para UFA. 87
minutos.
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