Filme do Dia: Assim é a Aurora (1956), Luis Buñuel
Assim é a Aurora (Cela s'appelle l'aurore, França/Itália, 1956). Direção: Luis
Buñuel. Rot.Original: Luis
Buñuel, Jean Ferry & Emmanuel Roblès. Fotografia:
Robert Lefebvre. Música: Joseph Kosma. Montagem: Marguerite Renoir. Dir.de
arte: Max Duoy. Com: Georges Marchal, Lucia Bosè, Nelly Borgeaud, Gianni
Esposito, Julien Bertheau, Jean-Jacques Delbo, Robert Le Fort, Brigitte Elloy,
Henri Nassiet, Pascal Mazotti.
Doutor Valerio (Marchal) é benquisto por todos da
comunidade em que vive, uma pequena ilha. Seu trabalho de atendimento à população
carente lhe satisfaz grandemente, ao contrário de sua esposa Angela (Borgeau),
que não vê o momento de voltar a Nice. Entre os pacientes atendidos por
Valerio, ele nutre um especial carinho por Magda (Elloy), esposa enferma de
Sandro Galli (Esposito). Chamado para atender uma menina vítima de um suposto
estupro, Valerio conhece Clara (Bosé), por quem sente-se automaticamente
atraído. O acusado do estupro é o próprio avô da criança, que é violentamente
arrastado pela polícia. Valerio marca um novo encontro com Clara, no dia
seguinte, tendo como subterfúgio visitar a criança violentada, porém essa
afirma que irá logo abandonar o país. Valerio insiste para que fique e passam a
viver um relacionamento amoroso, enquanto a esposa de Valerio viaja para a
França. Valerio vê-se envolvido com o caso de Sandro Galli, que subitamente é
despedido, por que não mais dava conta do serviço de caseiro na fazenda do
poderoso Gorzoni (Delbo). Desesperado, Galli pretende partir para a violência,
mas é desestimulado por Valerio, que acredita que consegue mudar a decisão.
Indo pessoalmente falar com Gorzoni em seu escritório, consegue com que este
reveja sua decisão, só que quando Valerio sai, seu secretário lhe afirma que o
novo caseiro já se encontra a caminho. Gorzoni lava as mãos, achando que já
desperdiçara muito tempo com o caso. Com a chegada do novo caseiro, Galli parte para a briga, mas sua mulher afirma
que quer sair daquela casa de qualquer modo. Pietro (Fort), amigo de Sandro, oferece-lhe
sua casa. Porém antes mesmo de lá chegar Clara falece. Transtornado, Galli se dirige
até a residência e assassina Gorzoni diante da esposa e amigos. Completamente
obcecado por Clara, Valerio sente-se ainda mais próximo de Sandro Galli, já que
se põe em sua posição, enfrentando o conservadorismo do chefe de polícia
(Bertheau) e do pai de sua esposa (Nassiet) e dela própria, que retorna da
França. Valerio entra em conflito direto com seu genro, que descobre que Sandro
Galli se encontra refugiado em sua casa, e a abandona, juntamente com a esposa.
A empregada de muitos anos também abandona a residência, em sinal de
solidariedade a esposa de Valerio. Constrangido com tantos problemas que causou
a Valerio, Galli abandona incógnito a residência. Quando a polícia chega para
vistoriar a casa, o próprio Valerio se encontra surpreso com sua ausência.
Logo, no entanto, a polícia o cerca. Valerio tenta aproximar-se e convencê-lo a
se entregar, mas ele se suicida. Valerio retorna melancólico a Clara.
Buñuel
trabalha outra vez o tema dos amores obsessivos que foi recorrente ao longo de
sua carreira em filmes como Tristana
(1970) e Esse Obscuro Objeto do Desejo
(1977). Porém o tema do amour fou ganha
uma dimensão que se distancia da que foi abordada, por exemplo, no realismo
poético francês, aqui se integrando ao universo narrativo extremamente peculiar
do cineasta, em que pitadas de ironia, um latente nonsense e a exuberante
fotografia criam uma atmosfera singular. Com um abordagem mais clássica que o
habitual, o filme se encontra entre as obras menores do cineasta. Les Films Marceau/ Laetitia Film . 102
minutos.
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