Filme do Dia: Os Amantes Passageiros (2013), Pedro Almodóvar
Os Amantes Passageiros (Los
Amantes Pasajeros, Espanha, 2013). Direção e Rot. Original: Pedro
Almodóvar. Fotografia: José Luis Alcaine. Música: Alberto Iglesias. Montagem:
José Salcedo. Dir. de arte: Antxón Gomez & Federico García Cambero.
Cenografia: María Clara Notari. Figurinos: David Delfin & Tatiana
Hernández. Com: Carlos Areces, Javier Cámara, Raúl Arévalo, Lola Dueñas, Hugo
Silva, Antonio de la Torre, José Luis Torrijo, José María Yazpak, Cecilia Roth.
Avião que parte de Toledo rumo a
Cidade do México tem dificuldades de prosseguir viagem e core risco de se
espatifar na pista, já que se encontra sem um de seus trens de pouso. Dentro
dele, dada a situação um grupo de passageiros começa a liberar seus traumas,
telefonando do avião para seus entes queridos, dançando para os passageiros ou
simplesmente fazendo sexo. O avião faz um pouso de emergência sem maiores
problemas.
Dispensável filme, talvez o pior da
profícua e talentosa carreira do realizador. Ao se voltar para a comédia
rasgada, centrada sobretudo em referências ao sexo, o filme deixa de lado a
verve melodramática que impulsionara alguns dos melhores filmes do realizador
(inclusive o seu longa imediatamente anterior, A Pele Que Habito) sem
tampouco, efetivamente, resgatar o teor libertário e pioneiro de suas primeiras
produções, abertamente escrachadas. Se o próprio realizador foi, de certo modo,
grandemente responsável com que elementos contraculturais, anteriormente relegados
ao gueto, se tornassem cada vez mais comuns nas telas do cinema e fora delas,
voltar-se para uma tentativa de ressuscitar o mesmo, sob bases semelhantes, não
faz o menor sentido. Constrangedor em seus apelos para uma tentativa de humor
que explore situações vinculadas ao sexo – como a virgem que observa um casal
fazendo sexo ao seu lado e decide ir à classe econômica para lá perder a
virgindade – ou ao histrionismo homossexual, representado por um trio de comissários de bordo que faz uma
apresentação musical. Ainda que exista muito ocasionalmente algumas saídas
engenhosas, como as conversas telefônicas que são escutadas por todos os
passageiros da primeira classe, essas na maior parte das vezes soam mais
interessantes enquanto ideias que concretizações de fato. As subtramas dos
passageiros não chegam a ser grandemente desenvolvidas e são tão inócuas quanto
os próprios. Penelope Cruz e Antonio Banderas surgem em pontas ao início. El
Deseo S.A. 90 mnutos.
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