Filme do Dia: Fire! (1901), James Williamson
Fire! (Reino UNido,
1901). Direção e Fotografia: James Williamson.
Um policial busca
reforços dos bombeiros, que logo depois
tentam dominar o fogo que se espalha em um edifício. Um homem
desesperado que se encontra no interior do prédio é salvo, mas se encontra
desesperado pois sua filha ainda se encontra no interior do prédio, sendo salva
pouco tempo depois por um outro bombeiro. Posteriormente, um homem consegue se
salvar pulando na rede de aparo dos bombeiros.
Este filme de
Williamson se torna interessante quando pensado em relação retrospectiva dos
avanços na representação de uma história, por mais distanciada que o fosse de
uma narração efetuada pelo cinema clássico. Nesse sentido, o filme, por
exemplo, não faz uso da comum estratégia de montagem (presente em Life of an American Fireman) de
apresentar sobre perspectivas diferenciadas a mesma ação, mesmo que não de forma entremeada (montagem paralela) mas sim sucessiva (encavalamento). Aqui se observa o
bombeiro já quebrando a janela e adentrando o quarto para salvar o homem.
Porém, se não ocorre o comum “encavalamento” ou repetição de ações, tampouco se
cria uma atmosfera de suspense como posteriormente se conseguiria através da
perspectiva diferenciada com que é observada a mesma cena – tal fica patente
sobretudo quando o desespero do homem para salvar um ente querido que ainda não
sabemos quem seja não se traduz numa cena do interior que apresente a criança
desesperada, mas já o bombeiro a retirando do prédio incendiado. Para não falar
dos longos planos, um deles de mais de um minuto, que apresentam as carruagens
dos bombeiros sendo preparadas para partir para o incêndio ou o plano bastante
comum que espera que as duas carruagens atravessem o quadro para só depois
passar ao plano seguinte, que se tornará uma marca registrada dos filmes de
perseguição posteriores. Do mesmo modo, a falta de “foco dramático”, no sentido
teleológico de uma narrativa clássica, faz-se notar quando a ação vai além do
drama de pai e filho, a câmera permanecendo para observar o salvamento de um
terceiro personagem. Williamson
Kinematograph Co. 4 minutos e 47 segundos.
Comentários
Postar um comentário